

Da Redação
O prefeito eleito, Sebastião Melo, e o seu vice, Ricardo Gomes, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1), para a gestão 2021/2024 à frente da Prefeitura de Porto Alegre. As cerimônias de posse ocorreram em dois momentos. O primeiro ocorreu às 15 horas, quando Melo e Gomes, assim como os vereadores e vereadoras eleitas, foram empossados em solenidade realizada na Câmara Municipal. Às 18h, ocorreu o evento de transmissão de cargo no Largo Glênio Peres.
Em seu discurso de posse na Câmara de Vereadores, Melo disse que será um gestor de “diálogo e respeito às diferenças”, que buscará a interação, tanto com a sua base como com a oposição. E garantiu que o governo dará atenção às demandas dos parlamentares. “Serei o Melo que todos vocês conhecem”, afirmou. Logo em seguida, no entanto, a base governista no Legislativo municipal excluiu os partidos da oposição da composição da Mesa Diretora da Câmara, ignorando o princípio da proporcionalidade.
O novo prefeito também prometeu para resgatar a estima da cidade que estaria vivendo um momento de depressão causado pela pandemia de covid-19. Melo citou ainda como temas prioritários de sua gestão a reforma da Previdência municipal, desburocratização, transparência, revisão do Plano Diretor, liberdade econômica e garantia da vacina contra a covid-19, seja com o governo federal ou em forma de consórcio metropolitano, .
Melo garantiu que não haverá aumento de impostos nos quatro anos da sua gestão e que encaminhará um projeto de suspensão do aumento futuro do IPTU, além de um refinanciamento fiscal (Refis) para contemplar, principalmente, aqueles empresários que tiveram dificuldades no pagamento de tributos em razão da crise agravada pela pandemia.
“Táxi e Uber”
Pela manhã, o prefeito eleito anunciou, pelo Twitter, que iria para a posse de táxi, enquanto sua esposa Valéria iria de Uber, “numa demonstração que os dois modais são fundamentais pra nossa cidade e terão igualdade de tratamento no governo”. Melo foi questionado nas redes sociais por não colocar o transporte coletivo como um dos modais prioritários, estimulando o transporte individual.
Bom dia! Hoje saio de casa ao lado da Valéria e do João Arthur às 15h30. Eu irei para a posse de táxi e a Valéria de Uber, numa demonstração que os dois modais são fundamentais pra nossa cidade e terão igualdade de tratamento no governo. As duas categorias merecem nosso respeito!
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) January 1, 2021
Sebastião Melo também anunciou nesta sexta-feira o nome de quatro novos secretários de sua administração: Gunter Axt (Cultura) Clóvis André (adjunto Cultura) Renato Ramalho (extraordinário de Enfrentamento do Corona Vírus) Roberto Silva da Rocha (Procuradoria Geral do Município).