O fato que mais repercutiu na grande imprensa do país ao longo desta quarta-feira, 2, revela o previsto já na primeira sabatina registrada no jornal Sul 21: que a estratégia de José Serra (PSDB), depois da última pesquisa, passou a ser o ataque. Desta vez, o presidenciável tucano afirmou que a responsabilidade sobre um suposto dossiê contra ele é de sua adversária petista, Dilma Rousseff.
“A principal responsabilidade desse dossiê é da candidata Dilma. Isso não tenho dúvidas. Como a principal responsabilidade do dossiê dos aloprados é do Aloizio Mercadante. Como a principal responsabilidade do dossiê de 2002 é do Ricardo Berzoini”, afirmou. Mesmo depois do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, ter garantido que o jornalista que supostamente teria encomendado um dossiê antitucano não faz parte da campanha.
“Repelimos essa acusação. Não há nenhuma ação por parte do PT no sentido de orientar, autorizar ou permitir a formação desse tipo de material”, afirmou Dutra, sublinhando que o jornalista Luiz Lanzetta “não faz parte da campanha”.
A empresa de Lanzetta é a responsável pela contratação de assessores para a pré-campanha de Dilma. Segundo reportagem da revista “Veja” desta semana, Lanzetta teria feito contato com um delegado e um jornalista para promover investigação contra o ex-governador José Serra e integrantes da própria campanha de Dilma.
Dutra afirmou que o papel de Lanzetta se restringe exclusivamente à contratação de mão de obra para a pré-campanha. “Não sei se houve tal contato, se não houve, mas não há nenhuma responsabilidade do partido ou da campanha”, afirmou. Segundo o presidente do PT, os assessores contratados pela empresa de Lanzetta se reportam diretamente ao deputado estadual Rui Falcão (PT), coordenador da comunicação da pré-campanha.
Dutra atribuiu a “um nível de estresse acima do suportável” a acusação do pré-candidato José Serra (PSDB) sobre a responsabilidade da pré-candidata petista Dilma Rouseff por um suposto dossiê. Ele declarou que Serra sofre de “pesquisite aguda”, numa referência às estratégias usadas pelo tucano nesta pré-campanha. “Acho que é falta de assunto, falta de propósito. Ele passou um tempo como ‘Serrinha paz e amor’, mas viu que não está dando certo”, disse.
Com sites de notícia