Últimas Notícias>Internacional
|
24 de junho de 2011
|
12:33

Europeus seguem EUA e anunciam retirada de tropas do Afeganistão

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Da Redação

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quinta (23) uma retirada gradual dos 4 mil soldados do país servindo no Afeganistão. O anúncio foi feito horas após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter anunciado um cronograma de retirada de soldados americanos daquele país.

A retirada dos soldados franceses será gradual e acontecerá de forma “proporcional e de maneira semelhante à retirada dos reforços americanos”, diz a nota do Palácio do Eliseu. Segundo o governo francês, a retirada começará nos próximos meses. Sarkozy ressaltou que a França concordava com a estratégia e os objetivos americanos e “estava feliz com a decisão do presidente Obama”.

Na noite de quarta-feira (20), Obama anunciou um cronograma que prevê a retirada das tropas americanas do Afeganistão em um ritmo mais rápido do que o esperado por analistas. O anúncio foi feito em meio a um déficit recorde no orçamento e a uma crescente perda de apoio popular à guerra.

Obama afirmou que 10 mil soldados deixarão o país ainda este ano e 23 mil serão retirados até o fim de setembro de 2012. Esse contingente faz parte dos 33 mil soldados extras enviados ao país por Obama no fim de 2009. Segundo o presidente, até setembro de 2012 todos esses soldados terão voltado para casa. Os Estados Unidos têm atualmente cerca de 100 mil soldados no Afeganistão. Obama não deu detalhes, porém, sobre os planos para retirar os cerca de 68 mil restantes.

O presidente afegão, Hamid Karzai, deu as boas-vindas à medida, mas o grupo Talibã disse que a retirada era “simbólica” e ameaçou continuar seu combate até que todas as forças estrangeiras saiam do país.

Espanha anuncia retirada total das tropas até 2014

A Espanha retirará todas as tropas que tem mobilizadas no Afeganistão de forma gradual até 2014. O anúncio foi feita nesta sexta sexta (24) pelo presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, em entrevista coletiva posterior ao Conselho Europeu realizado em Bruxelas. Segundo ele, em 2014 deixará de haver presença militar espanhola no Afeganistão. Este plano de retirada se ajusta, segundo o Executivo, aos prazos marcados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em sua última cúpula, realizada em Lisboa em novembro do ano passado.

Com informações da Agência Brasil e do Terra


Leia também