
Da RBA
Para “derrotar os tucanos” e “virar o jogo em São Paulo”, o ex-prefeito Fernando Haddad e o candidato Jilmar Tatto declararam apoio a Guilherme Boulos (Psol) no segundo turno da disputa pela prefeitura da capital paulista. O vereador Eduardo Suplicy também disse que vai apoiar o candidato do Psol na rodada final das eleições municipais.
Ao final da apuração, Boulos registrou mais de 1 milhão de votos, ficando com 20,24% da preferência do eleitorado paulistano. No próximo dia 29, ele enfrenta o atual prefeito Bruno Covas, que ficou em primeiro lugar neste primeiro turno, com 32,85% dos votos totais.
Haddad foi o primeiro a se pronunciar na noite deste domingo (15). Pelo Twitter, ele convocou os “progressistas” a apoiarem o candidato do Psol. Nas eleições de 2018, Haddad contou com apoio de Boulos na disputa contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Progressistas, ninguém arreda o pé de São Paulo até a vitória de @GuilhermeBoulos e a derrota dos tucanos. Vamos à luta.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) November 16, 2020
Minutos depois, foi a vez de Tatto, que disse que ligou para Boulos, a quem chamou de “irmão mais novo”. Tatto ficou em 6º lugar, com 8,65% da preferência do eleitorado paulistano.
O apoio de Tatto a Boulos foi saudado pelo colega de partido. “Extraordinários seu gesto e sua postura durante a campanha”, disse Haddad.
Agradeço cada voto que a nossa campanha recebeu. Conquistados por uma militância corajosa, que acreditou e lutou até o último segundo para defender a nossa candidatura, o nosso legado e, principalmente, reconectar o PT com o povo mais pobre de São Paulo.
— Jilmar Tatto (@jilmartatto) November 16, 2020
Novamente eleito como o vereador mais votado na capital paulista, escolhido por mais de 167 mil eleitores, Suplicy também anunciou que estará “apoiando Boulos e Erundina”. Em entrevista ao portal Uol, o ex-senador também saudou como “muito importante” os resultados obtidos por Boulos, Tatto e “outras forças progressistas”.