Expointer movimenta agenda política no Estado a partir desta quinta-feira

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Dilma, Marina, Aécio - foto Antonio Cruz - Agência Brasil
Os três candidatos estarão no estado nos próximos dois dias

Yara Pereira

De olho na importância do agronegócio e na visibilidade decorrente da 37ª Expointer, os três candidatos melhor colocados nas pesquisas eleitorais para a presidência da República estarão no Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (4). Até sexta-feira (5), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) fazem campanha, reúnem-se com correligionários e candidatos e tentam emplacar pontos com o setor primário da economia

Na agenda oficial,a candidata da Coligação Unidos pelo Brasil, Marina Silva, e seu candidato a vice, Beto Albuquerque, estarão na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio,a partir das 14h30. Internamente, o partido articula almoço com candidatos e aliados, principalmente os do PMDB, como o deputado federal Alceu Moreira, ainda temerosos com as posições de Marina com relação ao agronegócio e questões relativas aos conflitos de terra entre colonos e indígenas. A reunião-almoço ocorrerá no Hotel São Rafael, no centro de Porto Alegre e contará com a presença do candidato da coligação O Novo Caminho para o Rio Grande (PMDB, PSD, PSB, PPS, PSDC, PHS, PT do B e PSL),PMDB ao governo do Estado, José Ivo Sartori.

Na Expointer, a agenda inicial é com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), e após a presidenciável visita demais pavilhões, encerrando o roteiro no Pavilhão da Agricultura Familiar, onde concede coletiva à imprensa, no local.

facebookDurante o roteiro, Marina terá de encarar protesto do movimento LGBT,  que está sendo convocado pelas redes sociais, em razão das recentes mudanças que a candidata realizou em seu programa de governo, referente ao apoio explícito ao casamento entre homossexuais. A ação teria ocorrido após episódio envolvendo pressão de lideranças evangélicas, costumeiramente contrárias à aceitação dos direitos e demandas do movimento LGBT. O protesto está marcado para as 13h30, com concentração no portão central.

A presença na feira se estende até as 17h, horário do deslocamento para Caxias do Sul. Na terra natal de José Ivo Sartori,  Marina e Beto Albuquerque participam de ato no Salão dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 161, bairro Rio Branco).

O tucano Aécio Neves chega em Porto Alegre às 10h de sexta-feira (5) e desloca-se em seguida, de helicóptero, para São Leopoldo. No município, realiza caminhada na avenida Independência com candidatos às eleições proporcionais e militantes, por cerca de 1h30. Às 12h, desloca-se para a Expointer. Na feira, concede entrevista coletiva na Casa da Assembleia e após, visita as sedes da Farsur e da Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCC) e o Pavilhão da Agricultura Familiar. O candidato fica no Estado ate as 15h30min.

Dilma Rousseff também estará no Rio Grande do Sul na sexta-feira (5), inicialmente com agenda institucional, para acompanhar a chamada abertura oficial do evento, às 10h, com o desfile de campeões e os tradicionais discursos dos representantes dos governos estadual e federal e das principais entidades envolvidas na organização da Expointer. A coordenação da campanha no Rio Grande do Sul confirmou apenas esta agenda para a sexta-feira.


Leia também