Opinião
|
11 de julho de 2024
|
11:17

Chega de mudanças na gestão da EMATER/RS-ASCAR (por Fórum de Entidades)

Foto: Kesya Vidal/Ascom Emater/RS-Ascar
Foto: Kesya Vidal/Ascom Emater/RS-Ascar

Fórum Permanente das Entidades Representativas de Trabalhadores da EMATER/RS-ASCAR (*)

Após anunciar a troca de presidência na EMATER/RS-ASCAR para 1º de julho, o governo do Estado resolveu postergar a medida, remarcando a posse da nova gestão para 15 de julho. O anúncio do adiamento foi feito no fim da tarde de 28 de junho, pegando colegas, mais uma vez, de surpresa, pois, apesar de todo o apelo, ainda há a intenção de mudar.

Frente à protelação, o Fórum Permanente das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS-ASCAR vem a público fazer um apelo ao governador Eduardo Leite para que desista da mudança. Seria a sétima pessoa a ocupar o cargo em menos de cinco anos, tendo alguns ficado por menos de seis meses.

As constantes trocas atrapalham o desenvolvimento de ações da instituição, especialmente frente à enchente deste ano. Com a EMATER/RS-ASCAR liderando um importante trabalho para minimizar as vulnerabilidades causadas pelas cheias, através da assistência rural e social, cogitar uma mudança desta magnitude na gestão da entidade, definitivamente, NÃO SE JUSTIFICA.

Além disso, a mudança chega quando a instituição luta pela renovação de seu Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), fundamental para garantir o atendimento de excelência para cerca de 200 mil famílias em todo o Estado. Esta situação tem mobilizado fortemente integrantes do Fórum e outras entidades que lutam em defesa da EMATER-RS/ASCAR. Entendemos que esta postura do Executivo estadual impacta diretamente nas vidas dessas milhares de famílias nas diversas regiões do Rio Grande do Sul, além de colocar em risco a segurança alimentar da sociedade como um todo.

Por isso, apelamos ao governador que reflita se realmente é válido realizar esta mudança em um momento tão sensível para a instituição, para a agricultura familiar e para a sociedade gaúcha, que precisa deste serviço para a reconstrução. O preço a ser pago pode ser alto demais. O êxito de um governo passa pela responsabilidade e comprometimento com instituições como a EMATER/RS-ASCAR.

(*) Fórum Permanente das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS-ASCAR

Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do RS (AESR)
Associação Gaúcha de Classificadores
Associação dos Servidores da Ascar/Emater RS
Associação dos Aposentados da Ascar (Asapas)
Semapi
SENGE-RS
Sindicato Médico Veterinário do RS (SIMVET-RS)
Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (SINTARGS)

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21


Leia também