Opinião
|
9 de junho de 2010
|
19:16

Carta do Leitor

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Recebemos comentário do leitor Valdir sobre matéria destaque desta terça-feira (8), “Processo contra coronel Mendes está na Justiça Militar”:

Boa reportagem, novamente. Só acho que algumas passagens depois do intertítulo podem dar o que pensar. Com o intuito de colaborar no trabalho, vou tentar ser específico. – “A 13ª Marcha dos Sem de 2007 resultou em tumulto na Praça da Matriz”… – Na verdade, o que resultou em tumulto foi a ação da BM, não a Marcha.

É certo que o todo da reportagem constrói essa idéia, mas, às vezes, sem que queiramos, a linguagem do poder vai tomando a nossa própria. Quanto mais clareza temos disso, melhor. – “Para tentar manter a ordem, policiais empunharam armas e apontaram na direção de manifestantes.” – Não foi exatamente para manter a ordem, mas para dizimar a ordenação do movimento popular.

A frase é dialética (ordem – armas) e tem uma ironia muito inteligente. Talvez aqui eu esteja sendo chato. Em todo o caso, cabe dizer que a ordem estava mantida, se a BM não agisse, nada aconteceria, a não ser o protesto, eventualmente uma rua trancada. A ordem foi quebrada pela própria BM. Mais uma vez: é claro que a reportagem como um todo constrói essa concepção, quanto a isso só cabem elogios. Ainda assim, é bom a gente refletir sobre essas questões.


Leia também