
Pesquisa Datafolha divulgada na tarde desta segunda-feira (17) indica que 81% dos brasileiros é favorável a exigência de comprovação vacinal contra a covid-19 para o acesso a locais fechados. Por outro lado, 18% são contrários ao chamado “passaporte da vacina”, enquanto 1% disse não saber responder.
De acordo com a pesquisa, o percentual sobe para 87% quando as entrevistadas são mulheres. O mesmo percentual favorável também foi apurado em pessoas com mais de 60 anos, caindo levemente em pessoas com ensino fundamental completo (86%) e para quem ganha até dois salários mínimos (85%).
Já as maiores rejeições foram apuradas entre homens (24%), pessoas entre 25 e 34 anos (22%) e quem recebe acima de dez salários mínimos (28%).
A região Sul foi aquela com o menor número de entrevistados favoráveis ao passaporte vacinal (75%), enquanto a Sudeste teve o maior percentual de favoráveis (84%).
Dados anteriores da pesquisa, divulgados no sábado (15), indicaram que cerca um em cada quatro brasileiros acima dos 16 anos já disseram ter contraído covid-19, o que representaria 42 milhões de infectados. Oficialmente, o número de casos confirmados de covid-19 é de 23,074 milhões, o que inclui pessoas que testaram positivo para a doença em mais de uma oportunidade.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, segundo o Datafolha.