Coronavírus
|
15 de novembro de 2021
|
14:46

Porto Alegre reduz para cinco meses prazo para dose de reforço da vacina contra a covid-19

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Foto: Cristine Rochol/PMPA

A partir desta terça-feira (16), todos os profissionais de saúde, de apoio à saúde e idosos (com 60 anos ou mais) que receberam a segunda dose até 16 de junho podem receber a dose de reforço (terceira dose) da vacina contra a covid-19 em Porto Alegre. O intervalo até então vigente de seis meses entre a segunda e a terceira dose foi reduzido para cinco meses. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A decisão foi aprovada, na última sexta-feira (12), pela Comissão Intergestores Bipartite, que reúne secretários municipais de saúde e a Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo da medida é vacinar mais rapidamente o grupo de idosos, evitando agravamento de casos e hospitalizações. A Prefeitura destaca que estados como Santa Catarina e Minas Gerais já implementaram o novo prazo de cinco meses.

Também podem receber a dose de reforço imunossuprimidos de todas as idades com esquema vacinal completo até 19 de outubro (28 dias). De acordo com o vacinômetro, mais de 160 mil pessoas já receberam a dose de reforço na Capital, enquanto a segunda dose foi aplicada em 85% do público com 12 anos ou mais, e a primeira em 99,2% deste  mesmo público.

Idosos devem apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses anteriores. Para receber a dose de reforço, o profissional deverá apresentar cópia impressa ou digital do vínculo empregatício (carteira ou contrato de trabalho vigente com o serviço de saúde) ou declaração de vínculo do trabalhador ao serviço de saúde. Já imunossuprimidos precisam apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.


Leia também