
Neste sábado (19), o Brasil chegou à marca de meio milhão de vítimas da covid-19. Os dados são do levantamento realizado por consórcio dos veículos de comunicação, que utilizam dados coletados diariamente das secretarias de saúde estaduais.
Até às 14h15 deste sábado, o Brasil registou 1.401 óbitos e 20.483 novos casos de covid-19, o que elevou o total de mortes para 500.022 e o de casos confirmados para 17.822.659. Porém, estima-se que o número de mortes pela doença esteja subnotificado, uma vez que nem todas as pessoas infectadas fazem o exame para detectar a presença do coronavírus.
Ao atingir mais de meio milhão de mortes pela doença, o Brasil é o segundo país a ultrapassar essa marca, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 15 de junho, os EUA passaram o número de 600 mil mortes pela covid-19 registradas.
Na terça-feira (15), quando o país atingiu superou 490 mil mortes por covid, especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já atestavam que o contágio está acelerado em praticamente todo o Brasil. “O cenário atual está associado à retomada das atividades de maneira precoce. Tal situação manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, com tendência de agravamento nas próximas semanas”, afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe da Fiocruz.