Saúde
|
18 de abril de 2025
|
13:18

Porto Alegre confirma primeiro caso de sarampo desde 2020

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Doe qualquer valor para a chave:
pix@sul21.com.br
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou, na noite de quinta-feira (17), o primeiro caso de sarampo na cidade em cinco anos. O paciente é um adulto, morador da Capital, sem comprovação vacinal, que retornou de viagem aos Estados Unidos no final de março. Os primeiros sintomas surgiram no início de abril.

Diante da alta transmissibilidade do vírus, a Diretoria de Vigilância em Saúde emitiu um alerta a todos os serviços de saúde para reforçar a identificação precoce e a adoção imediata de medidas preventivas. O vírus do sarampo pode ser transmitido antes mesmo do surgimento dos sintomas, o que amplia o risco de contágio.

A semelhança clínica entre sarampo e dengue — que também enfrenta epidemia em Porto Alegre — exige atenção especial dos profissionais de saúde na triagem de pacientes. Os sintomas incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele.

“Reforçamos que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir o sarampo. A população deve conferir a situação vacinal e, em caso de dúvidas, procurar qualquer unidade de saúde”, reforça a enfermeira Raquel Carboneiro, técnica da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis.


Leia também