Eleições 2024
|
14 de outubro de 2024
|
18:55

É verdadeiro vídeo em que Melo homenageia a luta de Che Guevara?

Por
Josué Gris
josuegris@sul21.com.br
Arte: Matheus Leal/Sul21
Arte: Matheus Leal/Sul21

Circula nas redes sociais um vídeo de Sebastião Melo (MDB), atual prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição, homenageando Che Guevara – um dos líderes da Revolução Cubana. Recuperada no cenário eleitoral de 2024, a fala parece inverossímil, mas é verdadeira.

No dia 08 de outubro de 2007, durante a 86ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, a vereadora Maristela Maffei (PCdoB) utilizou o período de comunicações para lembrar a passagem de 40 anos da morte de Ernesto Che Guevara de la Serna, líder da revolução cubana. De acordo com a vereadora, “o sonho de Che deveria estar presente reafirmando o sonho da esperança para o futuro”.

Outros vereadores ocuparam a tribuna para também destacar a luta do guerrilheiro revolucionário, dentre eles Sebastião Melo (MDB), que pediu um aparte à colega. A ata da sessão registrou a fala do então vereador Melo: “Quero dizer que esta é uma justíssima homenagem de uma cidade que respira cidadania e humanismo. Para nós, homenagear o Che Guevara é homenagear a vida, a luta dos oprimidos. Foi um homem que lutou barbaramente contra a espoliação por parte desse império que comanda o mundo, que é o império norte-americano. Portanto, os nossos cumprimentos. Viva o Che, viva a vida, e viva o humanismo! (Palmas.)”

Desde então, Melo modificou bastante o discurso, embora tenha se mantido no mesmo partido. O MDB, que historicamente abrigou opositores da ditadura militar e teve papel importante no processo de redemocratização do Brasil, hoje reúne figuras extremamente conservadoras e, na candidatura à Prefeitura da Capital está aliado ao PL, de Jair Bolsonaro. Em 2020, quando a morte de Che Guevara completava 53 anos, o então presidente disse que o revolucionário deixou um legado que “só inspira marginais, drogados e a escória da esquerda” e que a morte do “facínora” enfraqueceu o comunismo na América Latina. 

Laura Sito (PT), deputada estadual e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, compartilhou na última sexta-feira (11) o vídeo da fala de Melo em seu perfil do X. “A versão comunista do prefeito Sebastião Melo. Será que nessa época ele defendia carne de cachorro para as pessoas?”, questiona a parlamentar.

Na eleição de 2020, quando Melo disputava o segundo turno à Prefeitura de Porto Alegre contra Manuela d’Ávila (PCdoB), um carro de som da campanha do emedebista circulava pela cidade dizendo que, caso Manuela vencesse a disputa, os moradores da Capital “comeriam carne de cachorro”.

 

Essa checagem faz parte de um projeto nacional de combate à desinformação nas eleições, liderado pela Énois e que reúne 10 veículos de imprensa de todas as regiões do Brasil.


Leia também