Eleições 2024
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3 de setembro de 2024
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19:16

Candidatos à Prefeitura aumentam postagens no Instagram e Facebook após suspensão do X

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Maria do Rosário, Felipe Camozzato, Juliana Brizola e Sebastião Melo no primeiro debate eleitoral de 2024. Foto: Reprodução/GZH
Maria do Rosário, Felipe Camozzato, Juliana Brizola e Sebastião Melo no primeiro debate eleitoral de 2024. Foto: Reprodução/GZH

O ministro Alexandre de Moraes determinou na última sexta-feira (30) a suspensão da rede social X em todo o território brasileiro, decisão que foi ratificada por unanimidade na segunda-feira (3) pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal. A decisão ocorre em meio ao período de campanha eleitoral no País e, por isso, o Sul21 faz um levantamento de como a suspensão alterou, se alterou, o rumo das campanhas para a Prefeitura de Porto Alegre.

Realizado em colaboração com o especialista em marketing político Lucio Uberdan, o levantamento analisou as métricas dos quatro principais candidatos ao Paço Municipal — Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT), Juliana Brizola (PDT) e Felipe Camozzato (Novo) — nas quatro redes sociais em que há o maior número de publicações de conteúdo político — Instagram, Facebook, X e TikTok — entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro. O levantamento, portanto, analisa a movimentação anterior e posterior à suspensão do X.

Maria do Rosário é a candidata com o maior número de seguidores nas quatro redes sociais analisadas. O prefeito Sebastião Melo é o segundo mais seguido no Instagram e no Twitter, enquanto Juliana Brizola é a segunda mais seguida no Facebook e no TikTok.

A análise do X mostra que todos os candidatos tiveram um aumento no número de interações durante o período analisado, o que pode ser motivado pelo início da campanha de rádio e TV, também no dia 30. Mas, quando analisado o número de seguidores, todos perderam fãs no período.

 

Levantamento analisa comportamento dos candidatos à Prefeitura na rede social X entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro | Foto: Reprodução

Com relação ao número de posts, é possível verificar que Maria do Rosário e Juliana Brizola eram mais assíduas no X, chegando a ter 20 ou mais posts em um único dia (26 de agosto), mas o número cai para zero em 31 de agosto, primeiro dia em que a suspensão vigorou. Melo também não fez postagens nesse dia e Camozzato chegou a fazer seis, o que era acima de sua média diária. Contrário à suspensão, o candidato ainda faria uma postagem na segunda-feira. Sem posts, o engajamento de todos os candidatos — métrica liderada com folga por Maria do Rosário — praticamente desapareceu a partir do dia 30, o que inclui Camozzato, que seguiu postando.

 

Levantamento mostra o número de postagens dos candidatos no período analisado | Foto: Reprodução

Na análise do Instagram, é possível perceber um aumento considerável nas postagens do prefeito Melo, que passou de uma média de 1,7 na semana anterior, para 4,1, alta de 142%, o que também pode estar ligado ao início da campanha em TV e rádio. Os demais candidatos também apresentaram crescimento do número de postagens, mas em percentuais mais modestos.

Em geral, todos os candidatos tiveram alta em praticamente todas as métricas analisadas na rede: seguidores, crescimento absoluto do número de seguidores, número de postagens, postagens por dia, interações (reações, comentários e compartilhamentos), interações por postagens e engajamento. A exceção foi a métrica de interações por postagens, em que Melo e Juliana apresentaram queda. Contudo, o número de novos seguidores de ambos pode ser considerado estagnado, já que nenhum superou a marca de mil novos seguidores no período.

 

Análise do comportamento dos perfis dos candidatos à Prefeitura no Instagram | Foto: Reprodução

Por outro lado, percebe-se um crescimento bastante expressivo relacionado ao número de postagens dos candidatos no Facebook, apesar do número de seguidores dos quatro estar basicamente estagnado em todas redes. Todos também registraram aumento de interações, mas Juliana Brizola se destacou tendo um crescimento de 1.000%, o que pode ser explicado por se tratar de uma conta que fazia apenas 1,1 postagem por dia (passou a 3,3) e pelo início da divulgação do material de campanha.

 

Análise do comportamento dos perfis dos candidatos à Prefeitura no Facebook | Foto: Reprodução

Já no TikTok, todos os candidatos possuem números baixos de seguidores — com a presença do prefeito na rede sendo quase inexistente — e não houve grandes alterações em termos de novos seguidores e novos posts por dia no período. Ao contrário, a métrica mais expressiva é a queda do número de postagens de Maria do Rosário, de 5,3 para 2,4 por dia em relação à semana anterior.

 

Análise do comportamento dos perfis dos candidatos à Prefeitura no TikTok | Foto: Reprodução

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