
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (14), o diretório municipal do MDB em Porto Alegre anunciou a decisão de indicar apoio às candidaturas de Jair Bolsonaro (PL), para a presidência, e de Onyx Lorenzoni (PL), para o governo do Estado. A decisão contraria a posição estadual do partido, que tem o deputado Gabriel Souza como candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Leite.
A posição do MDB porto-alegrense segue o que o prefeito Sebastião Melo já havia declarado. Defensor da candidatura própria, Melo foi contra o MDB indicar Souza para vice de Leite. Em posicionamento divulgado nas redes sociais, a executiva municipal afirmou que a decisão foi tomada “com espírito democrático e pregando sempre o respeito a toda e qualquer opinião divergente”.
No entanto, o presidente estadual do MDB, Fábio Branco, veio a público na tarde desta sexta para reafirmar a aliança com Eduardo Leite. “Aos diretórios municipais não é facultada posição diferente dessa. O MDB gaúcho é um partido que respeita divergências internas, desde que consoantes com a democracia partidária. Convoco todos à unidade e ao trabalho para vencermos a eleição. O legado do nosso próprio partido está em jogo”, disse, referindo-se ao governo de José Ivo Sartori (MDB), que teve continuidade na maioria de suas políticas com o governo Leite.
Procurado para mais esclarecimentos, o MDB de Porto Alegre informou que não irá se posicionar além do que foi postado nas redes sociais.