
Os ônibus de Porto Alegre voltaram a ser assunto nas redes sociais ao longo deste domingo (2), dia de votação. Após uma semana de indefinição sobre o passe livre no transporte público no dia das eleições, diversos usuários reclamaram da longa espera pelos ônibus na Capital.
Depois de perder na justiça e ter de garantir o passe livre hoje, agora não param de nos chegar relatos de que não há ônibus nos bairros de Porto Alegre.
Melo insiste em fazer de tudo pra impedir o povo de participar das eleições.
— Bruna é 6️⃣5️⃣6️⃣5️⃣1️⃣ (@bru_rodrigues65) October 2, 2022
Catraca livre mas meia duzia de ônibus rodando em Porto Alegre
— Gaucho & Colorado (@LPS_LYONMENKING) October 2, 2022
Porto Alegre sem ônibus suficientes , muitas pessoas nas paradas e poucos ônibus circulando . CEDÊ OS ONIBUS MELO? BOICOTE
— silvia burmeister🇧🇷 (@silviaburma) October 2, 2022
Durante a semana, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) haviam anunciado uma ampliação da oferta de ônibus em 40% em relação à tabela horária de domingo. Na manhã de hoje, a EPTC divulgou que três linhas receberam reforço em razão do alto fluxo de passageiros. A respeito dos relatos de demora nas linhas, a assessoria de imprensa informou que o número 118 é o canal institucional para denúncias e reclamações.
O passe livre de Porto Alegre em dia de eleições e sem a necessidade de apresentação de qualquer justificativa foi confirmado apenas ontem, por decisão do Tribunal de Justiça. O passe livre deixou de ser obrigatório na Capital em dezembro, com sanção do prefeito Sebastião Melo (MDB) da lei complementar nº 931, que limitou os dias de passe livre em Porto Alegre para a celebração de Navegantes e dias de campanha nacional de vacinação. O tema voltou à discussão essa semana e a Defensoria Pública ajuizou Ação Civil Pública para garantir o passe livre no transporte coletivo. Na quinta-feira, Melo havia anunciado que a gratuidade seria condicionada a uma declaração dos eleitores de que estariam se deslocando em função das eleições.