Política
|
5 de abril de 2025
|
17:07

Datafolha: Lula lidera todos os cenários para as eleições de 2026

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Doe qualquer valor para a chave:
pix@sul21.com.br
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

A segunda parte pesquisa Datafolha de abril, divulgada neste sábado (5) pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que o presidente Lula (PT) lidera todos os cenários previstos para a disputa presidencial de 2026. Na primeira parte, divulgada na sexta, o levantamento indicou a recuperação da avaliação positiva do presidente, apesar de ela permanecer com maiores índices de desaprovação.

No principal cenário de primeiro estimulado estimulado pelo Datafolha, Lula lidera com 36% das intenções de voto, contra 30% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível. Atrás deles, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 12%, Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), com 5%. Brancos e nulos somam 9% e outros 2% disseram não saber.

Já em um cenário sem Bolsonaro, mas com múltiplos candidatos de direita e extrema-direita, divididos, Lula lidera com 35%, sendo seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%. Ciro permanece em terceiro, com 11%, mas empatado numericamente com Marçal. Ratinho Junior (PSD) tem 5%, Eduardo Leite tem 3%, Romeu Zema (Novo) tem 3% e Ronaldo Caiado (União Brasil) tem 2%. Brancos e nulos somam 11% e 3% não sabem.

Lula lidera todos os cenário simulados em que aparece como candidato, o que inclui disputas com Eduardo Bolsonaro e Michelle Bolsonaro como representantes do PL. Em um cenário com apenas três nomes, junto com Tarcísio e Marçal, o presidente lidera com 43%, sendo seguido pelo governador de São Paulo, que tem 24%, e pelo coaching, que tem 15%. Neste cenário, 16% dizem que não votariam em nenhum dos candidatos e 2% que não sabem.

Em um cenário sem Lula ou Bolsonaro, a liderança é de Ciro Gomes (19%), que aparece empatado tecnicamente como Tarcísio (16%) e Fernando Haddad (PT), que assumiria a candidatura petista, e aparece com 15%.

Na pesquisa espontânea, aquela que o eleitor diz em quem vai votar sem ter sido apresentado a uma lista de nomes, Lula tem 20% e Bolsonaro tem 14%. Nenhum outro nome tem menções relevantes, enquanto 1% ainda dizem “no atual” e 1% no “candidato do PT”.

Já em termos de rejeição, o candidato mais reprovado pelos eleitores é o ex-presidente Bolsonaro, por 44%, empatado tecnicamente com Lula, com 42%.

O Datafolha entrevistou 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Leia também