
Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Porto Alegre terá uma bancada formada por vereadores que se reconhecem como LGBTI+ e defendem a pauta abertamente. Na tarde desta quarta-feira (1º), foram empossados os parlamentares que integram a Bancada LGBTI+: Natasha Ferreira (PT), Atena Roveda (PSOL) e Giovani Culau (PCdoB).
Durante a cerimônia de posse, os vereadores propuseram um conjunto de propostas voltado à promoção e defesa da diversidade. Propostas em coautoria pelos três parlamentares, as iniciativas abrangem as temáticas de cultura, geração de dados, combate à violência e promoção dos direitos humanos, temas que serão prioritários para a bancada.
Estão entre as propostas: a criação de um Museu da História do Movimento LGBTI+ para a preservação e valorização da história e cultura da comunidade LGBTI+, que foi apresentada pela vereadora Natasha Ferreira; a criação de um Dossiê Municipal de Violências e Discriminações contra pessoas LGBTQIA+, que foi proposta pela Atena Roveda; e a criação da Procuradoria LGBTI+ da CMPA para receber denúncias de violações de direitos humanos contra essa população e realizar atividades educativas, iniciativa proposta por Giovani Culau.