
Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou a definição do procurador estadual Bruno Vanuzzi como novo diretor-geral do Departamento de Água e Esgotos (Dmae) para a próxima gestão. Vanuzzi é o segundo integrante confirmado para o secretariado, que também terá o atual prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, como titular da Educação.
“O Bruno tem experiência consistente de gestão na área pública e na iniciativa privada. Será liderança importante à frente das transformações indispensáveis em curso. Agradeço profundamente a colaboração do diretor Maurício Loss, que muito se dedicou diante dos desafios históricos da cidade e permanecerá contribuindo na próxima gestão”, afirmou Melo.
Embora tenha sido anunciado como procurador, Vanuzzi se licenciou do cargo para atuar no setor privado. Bacharel em Direito graduado pela UFRGS, ele atuava como diretor de Desenvolvimento Imobiliário da Região Sul da Multiplan. Na esfera pública, foi secretário municipal de Parcerias Estratégicas e secretário Extraordinário de Parcerias no Governo do Estado.
A Multiplan é responsável por shoppings e outros grandes empreendimentos na Capital, entre eles o Golden Lake, condomínio de luxo que está sendo construído às margens do Guaíba. Ainda no discurso em que celebrou a vitória nas eleições municipais, Melo anunciou que, na próxima gestão, pretende enviar à Câmara de Vereadores um projeto para a concessão do Dmae à iniciativa privada. A escolha do secretário parece reafirmar a intenção.
O Dmae ganhou destaque especial durante as enchentes de maio de 2024 em Porto Alegre, quando o sistema de proteção da cidade falhou em evitar alagamentos. Por isso, em junho, o Ministério Público de Contas (MPC) determinou instauração de um Processo de Contas Especiais no âmbito do Departamento. A determinação ocorreu após o MPC acolher as denúncias feitas por funcionários do Dmae organizados pelo Simpa Cores-DMAE e pelo mandato da deputada Sofia Cavedon (PT).