
O prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB) anunciou mais cinco gestores para o primeiro escalão na Prefeitura na tarde desta segunda-feira (23). A empresária Rosani Alves Pereira será a nova secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico a partir de 2025. Também foram anunciados os nomes do Professor Tovi no Esporte e Lazer e da veterinária Lisandra Ferreira Dornelles para o Gabinete da Causa Animal.
Em reunião no Centro Administrativo Municipal, Germano Bremm também foi confirmado para seguir à frente da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, e o professor Vitorino Baseggio, eleito vereador pelo MDB, como titular dos Serviços Urbanos, pasta da qual era adjunto.
Rosani é bacharel em Direito pela PUCRS. Com trajetória na gestão de empreendimentos locais nas áreas de alimentação, hotelaria, engenharia, comércio e imobiliária, já integrou entidades como a Associação dos Jovens Empresários (AJE), Federasul e Instituto dos Estudos Empresariais (IEE). Foi presidente da Fundação Educacional João XXIII e em 2024 foi reeleita vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).
Médica veterinária formada pela UFRGS e especializada em Odontologia Veterinária, Lisandra foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul e coordenadora estadual da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal. Foi colaboradora do Ibama na atuação emergencial durante a enchente deste ano e fundou em 2021 o projeto Médicos Veterinários de Rua no estado, trabalho voluntário dedicado a atendimento aos animais da população em situação de rua.
Conhecido como professor Tovi, Júlio César de Souza Gonçalves é educador físico e atua hoje coordenador do Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi), vinculado à Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smelj). Entre 2010 e 2011, foi adjunto da pasta, e já coordenou o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). Atua como servidor municipal de Porto Alegre há 35 anos, com foco na atuação nos centros comunitários.
Entre os gestores que já haviam sido anunciados está Leonardo Pascoal, que ficará à frente da Smed e atualmente é prefeito de Esteio pelo PL.
Para dirigir o Dmae, Melo escolheu Bruno Vanuzzi. Embora tenha sido anunciado como procurador, Vanuzzi se licenciou do cargo para atuar no setor privado. Bacharel em Direito graduado pela UFRGS, ele atuava como diretor de Desenvolvimento Imobiliário da Região Sul da Multiplan. Na esfera pública, foi secretário municipal de Parcerias Estratégicas e secretário Extraordinário de Parcerias no Governo do Estado.
A Multiplan é responsável por shoppings e outros grandes empreendimentos na Capital, entre eles o Golden Lake, condomínio de luxo que está sendo construído às margens do Guaíba. Ainda no discurso em que celebrou a vitória nas eleições municipais, Melo anunciou que, na próxima gestão, pretende enviar à Câmara de Vereadores um projeto para a concessão do Dmae à iniciativa privada. A escolha do secretário parece reafirmar a intenção.
Gestores anunciados para a gestão em 2025:
– secretário municipal de Educação (Smed) – Leonardo Pascoal
– diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) – Bruno Vanuzzi
– diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) – André Machado
– secretário de Governança – Cássio Trogildo
– secretário-geral de Governo (projeto de lei) – André Coronel
– secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) – Germano Bremm
– secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) – Rosani Alves Pereira
– secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSURB) – Vitorino Baseggio
– secretário Municipal do Esporte e Lazer (Smelj) – Júlio César de Souza Gonçalves (Professor Tovi)
– diretora do Gabinete da Causa Animal (GCA) – Lisandra Ferreira Dornelles