
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (DF) divulgou, nesta terça-feira, os nomes de 359 pessoas presos devido aos atos golpistas cometidos no último domingo (8) em Brasília. Ao todo, são 240 homens e 119 mulheres.
Aos 73 anos de idade, Julio Cesar de Oliveira Ciscouto é o homem mais velho entre os detidos no Sistema Penitenciário do Distrito Federal. Entre os homens mais novos, três têm 19 anos: João de Oliveira Antunes Neto; Marcos dos Santos Rabelo e Pedro Henrique Gaudencio da Silva. Entre as mulheres, Vildete Ferreira da Silva, de 72 anos, é a mais idosa, e Geissimara Alves de Deus, de 26 anos, é a mais jovem.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, a divulgação da lista atende à decisão da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Devido ao alto número de prisões realizadas até o momento, a Secretaria de Administração Penitenciária do DF explicar não ser possível realizar comunicações individuais com familiares e advogados e, por isso, a lista das pessoas transferidas para o Sistema Prisional será mantida atualizada.
Em entrevista ao Sul21 na segunda-feira (9), o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, explicou que o governo estadual tem atuado em conjunto com as autoridades da intervenção federal no Distrito Federal para identificar gaúchos presos na Capital, de modo a relacioná-los com as investigações em curso no RS. Todavia, ainda não há confirmação sobre quantos dentre as 277 presas são oriundas do Rio Grande do Sul.
Confira a lista: