
Da Redação
Os protestos ocorridos no ano passado pelo país são tema de livro que será lançado nesta sexta-feira (06), às 18h30, na sede do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Com o título “#Protestos: análises das Ciências Sociais”, a publicação aborda as diferentes possibilidades e interpretações das manifestações que eclodiram pelo Brasil em junho de 2013. A coletânea foi elaborada por grupo de articulistas que faz uma análise do ponto de vista das Ciências Sociais. Depois do lançamento, ocorrerá um debate no Simpa.
Organizado pelo professor de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Antonio David Cattani, o livro traz em suas 120 páginas dez artigos sobre assuntos como a Copa das manifestações, Movimentos Passe livre e Black Blocs: quem são os novos atores que emergiriam dos protestos de 2013 e As duas caudas de Gauss: minorias, protestos e representação política.
Cattani diz que a ideia do livro surgiu de um debate sobre os protestos promovido pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), com a participação de estudantes, manifestantes e professores. A partir das discussões, os autores fizeram, segundo ele, uma “análise mais profunda e densa” das manifestações. “São visões diferenciadas do processo”, acrescenta ele. O professor destaca, ainda, que há uma análise, entre outras, do comportamento da mídia na cobertura e as consequências dos protestos para a política nacional. Na avaliação de Cattani, os protestos de 2013 são diferenciados em relação a outros movimentos ocorridos no Brasil, como o “Fora Collor” e os contra a ditadura. “Também não é cópia dos que aconteceram no Exterior”, esclarece o professor.
O livro estará disponível para venda no lançamento e também nas livrarias Cultura e Terceiro Mundo, da UFRGS, ao preço de R$ 27. Posteriormente, será disponibilizado nas demais livrarias da Capital.