Meio Ambiente
|
3 de fevereiro de 2025
|
10:44

Pesquisa da UFRGS vai investigar impacto das intervenções urbanas em enchentes de Porto Alegre

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Doe qualquer valor para a chave:
pix@sul21.com.br
Foto: Isabelle Rieger/Sul21
Foto: Isabelle Rieger/Sul21

O Edital 06/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) aprovou um projeto do professor Fábio Kuhn, do Departamento de História da UFRGS e pesquisador do PPGHistória, para investigar a relação histórica da cidade de Porto Alegre com seus recursos hídricos e as intervenções urbanas realizadas ao longo dos séculos.

O projeto “Uma cidade tomada pelas águas: Porto Alegre, seus aterros e seus cursos d’água canalizados” vai investigar aterros, canalizações e sistemas de proteção contra enchentes, considerando a expansão urbana e suas consequências para o território.

A proposta da pesquisa é organizar documentos cartográficos e ciar mapas digitais georreferenciados que possam, no futuro, subsidiar o planejamento urbano e a gestão de riscos ambientais da cidade. A expectativa é que os resultados também contribuam para a formulação de estratégias de prevenção e resiliência, além do aperfeiçoamento de políticas públicas relacionadas aos impactos das mudanças climáticas na cidade.

Com prazo de execução de 24 meses, a pesquisa se insere nas iniciativas voltadas à análise das enchentes que atingiram Porto Alegre, incluindo a cheia de maio de 2024.


Leia também