
O projeto Conversas Cidadãs, uma realização conjunta do Sul21 e do Goethe-Institut Porto Alegre, debaterá no próximo sábado (23), em Porto Alegre, os desafios colocados para a agroecologia diante da crise climática. O evento ocorrerá a partir das 10h junto às Feiras Ecológicas da Redenção – Feira dos Agricultores Ecologistas e Feira Ecológica do Bom Fim, no trecho de areia da Avenida José Bonifácio, próximo à rua Santa Terezinha.
O encontro, aberto ao público, debaterá os impactos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul este ano e as alternativas que vêm sendo debatidas e implementadas pelos produtores agroecológicos diante da nova realidade climática.
Três convidados abordarão essa temática: a produtora ecológica Marcia Riva, do Assentamento Integração Gaúcha, de Eldorado do Sul; Álvaro Delatorre, agrônomo com especialização em agroecologia, integrante do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do MST/RS e membro da Comissão da Certificação orgânica (OAC-COCEARGS) – Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica; e João Francisco Moraes Cardoso (Tigre), agricultor que participa da Feira Ecológica do Bom Fim desde 1998. Tigre iniciou a luta pela Reforma Agrática em 1989, junto ao MST e, em 1991, conquistou seu pedaço de terra no Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul.
Idealizado em 2017, em conjunto pelo Sul21 e pelo Goethe-Institut Porto Alegre, o Conversas Cidadãs nasceu com o objetivo de promover debates sobre temas estratégicos para a defesa da cidadania, da democracia e da qualidade de vida.