
Um avião transportando 181 pessoas explodiu em um aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, neste domingo (28), deixando 177 mortos e dois desaparecidos. Dois tripulantes sobreviveram, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Este foi o pior incidente envolvendo uma companhia aérea local desde o ocorrido com a Korean Air em Guam em 1997, que resultou na morte de 225 pessoas.
O acidente aconteceu por volta das 9h de domingo (21h de sábado no Brasil). O avião da Jeju Air, transportando 175 passageiros e seis tripulantes, derrapou no chão sem o trem de pouso acionado, colidindo com um muro de concreto antes de explodir em chamas.
O Boeing 737-800 partiu de Bangkok às 1h30 do horário local. A chegada a Muan estava prevista para por volta das 8h30. A maioria dos passageiros era coreana, exceto dois tailandeses. Dos que estavam a bordo, 82 eram homens e 93 eram mulheres, com idades de três a 78 anos. Apenas os dois membros da tripulação sobreviveram ao acidente.
As autoridades acreditam que a falha do trem de pouso, possivelmente devido a uma colisão com pássaros, pode ter causado o acidente. Foi aberta uma investigação determinar a causa exata.