
O Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como “Esqueletão”, entrou na fase final de sua demolição nesta semana, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). A previsão de entrega é para o final de 2025 e dez dos 19 andares já foram demolidos. A Superintendência Regional do Trabalho do RS realizou vistoria técnica na edificação e concedeu a autorização para continuarem as obras.
A demolição terá um custo total de R$ 3,7 milhões e está sendo feita de forma manual e mecânica, andar por andar. Originalmente, constava no planejamento a implosão do edifício, mas a decisão foi mudada após análise do laudo de vistoria cautelar da vizinhança.
O prédio ocupa 13 mil metros quadrados, localizado entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Otávio Rocha, no Centro Histórico. “Até o final do ano, o terreno vai estar limpo e cercado. Daremos por encerrado um problema que o Centro Histórico enfrentava há décadas. Desde 1957, a obra está atrasada”, avalia André Flores, titular da Smoi.