
Quem convive com crianças provavelmente já deparou com a cena: eles estão rodeados de brinquedos coloridos, fabricados, geralmente, de plástico, mas se interessam mesmo por um pote vazio de uma embalagem qualquer ou, quando estão na rua, por galhos, paus e pedras, que viram a diversão do passeio ou caminhada. Ciente da necessidade de estimular o contato dos pequenos com seu entorno natural, a Feira Ecológica do Bom promove neste sábado (21), das 9h30 às 12h30, a atividade “Vivências com a natureza para crianças”, que será conduzida por Ananda Nocchi, educadora ambiental, bióloga e mestre em Educação.
A ação vai ocorrer na Avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, no trecho entre as ruas Vieira de Castro e Santa Terezinha. Entre os materiais a serem utilizados estarão folhas, flores, pedras, sementes, gravetos etc., que estarão à disposição na feira ou serão coletados junto com Ananda junto ao trecho de areia do Parque da Redenção localizado junto às bancas.
A convidada irá proporcionar uma experiência de aprendizado, diversão e respeito pela natureza com base em seus dez anos de condução do projeto Despertar Vivências Ecológicas. A iniciativa já atendeu mais de 1,5 mil crianças, 400 educadores, 50 jovens e 40 escolas. “Vou selecionar atividades que irão conectar as crianças com a natureza, conhecendo e se encantando com suas belezas, aprendendo a amá-la naturalmente através do brincar e, em consequência, a viver em harmonia com o planeta Terra”, antecipa Ananda.
Trocas e desapegos natalinos
Com a proximidade do Natal, a Feira Ecológica do Bom Fim também quer servir como estímulo para gerar reflexões necessárias sobre a relação com o consumismo e a infância, que geralmente associa felicidade ao ter. Na ocasião, será disponibilizado um espaço chamado Trocas e desapegos natalinos, onde crianças poderão depositar em uma caixa algum brinquedo ou livro infantil em bom estado que não usem mais e levar outro em troca para casa.
O ponto de coleta e permuta será entre as bancas 178 e 180, respectivamente da Viva Juçara (açaí do Leo) e Orgânicos Etter. A ação é inspirada na Feira de Troca de Brinquedos, do Criança e Consumo, programa do Instituto Alana.