
A Prefeitura de Porto Alegre informou nesta terça-feira (5) que recebeu a licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para avançar na obra emergencial de reforço do dique da Fiergs, no bairro Sarandi.
Leia mais:
No Sarandi, demandas da comunidade se concentram nos rastros da enchente
O órgão estadual aceitou o pedido feito pela Prefeitura para autorizar a retirada da vegetação no entorno do dique, o que é uma etapa considerada necessária para que se possa concluir a elevação da cota da estrutura para 5,5 metros de altura. O documento foi entregue ao prefeito Sebastião Melo pelo governador Eduardo Leite durante reunião no Palácio Piratini.
“Não há proteção de cheias sem pensar em um sistema de contenção que envolva a bacia hidrográfica do Guaíba como um todo, e não apenas uma cidade”, afirmou Melo.
A Prefeitura informa que a elevação do dique faz parte de um pacote de investimentos previstos de R$ 510 milhões, que incluem a reforma de casas de bombas, diques, comportas e Muro da Mauá. Em 30 de agosto, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou as obras emergenciais dos diques do Sarandi.
O rompimento do dique, no início de maio, causou a inundação que perdurou por semanas no bairro Sarandi. Inicialmente, o prefeito Melo chegou a negar o problema, chamando de “pequeno transbordamento”.