
Foi liberada parcialmente, nesta quarta-feira (14), a retomada da demolição do prédio Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão. A Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, ligada ao Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), teve decisão favorável para o levantamento parcial do embargo da obra e autorizou a demolição de quatro pavimentos com acesso pela rua Otávio Rocha.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI) projeta que a empresa responsável pelo serviço recomeçará os trabalhos nos próximos dias, pela parte inferior externa. Um novo cronograma de execução também deverá ser apresentado pela pasta. A ordem de início da demolição foi assinada em 8 de janeiro de 2024.
Em fevereiro, a Superintendência Regional do Trabalho havia embargado a demolição do prédio após constatar risco aos trabalhadores da obra, funcionários da demolidora FBI, contratada pela Prefeitura.
A implosão total do Esqueletão foi descartada, ainda durante o planejamento da obra, porque ele fica em meio a outros prédios da região. Até esta semana, a demolição estava sendo realizada por meio de dois processos: manual e mecânico. A demolição manual utiliza ferramentas como marteletes, talhadeiras e ponteiros. Já a demolição mecânica usa máquinas e equipamentos pesados para derrubar ou remover estruturas de diferentes tipos, como vigas, paredes, coberturas e estruturas metálicas ou de madeira.