
O Sul21 e o Goethe-Institut Porto Alegre retomam, em julho, o Projeto Conversas Cidadãs, para debater os desafios do processo de reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram o Estado em maio deste ano. Idealizado em 2017, por meio de uma parceria entre o Sul21 e o Goethe-Institut Porto Alegre, o Conversas Cidadãs nasceu com o objetivo de promover debates sobre temas estratégicos para a defesa da cidadania, da democracia e da qualidade de vida, que passaram a ser crescentemente ameaçadas no Brasil a partir daquele período.
Confira a retrospectiva do projeto, com todas as edições realizadas
De 2017 a 2019, os debates ocorreram presencialmente no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre. Em 2020, com o regime de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19 no Brasil, o projeto teve que buscar novos formatos que não envolviam a presença direta de público. Em 2020, o formato escolhido foi o podcast e, em 2021, foram produzidos programas em vídeo lançados nas plataformas e redes sociais do Sul21 e do Goethe-Institut.
Em 2021, último ano em que o projeto ocorreu, o tema geral do Conversas Cidadãs foi “Diálogos sobre o bem viver”. Esses diálogos abordaram temas relacionados à sustentabilidade do modo de vida que conhecemos hoje, após mais de um ano de crise sanitária global e de agravamento, então, da pandemia no cenário brasileiro, com repercussões e impactos em praticamente todas as dimensões das nossas vidas. Confira abaixo os vídeos desses debates realizados em 2021:
Alimentação e Agronegócio em um mundo (in)sustentável
As visões kaingang e guarani sobre o bem viver
Ecofeminismo: a resistência das mulheres na pandemia
O que era uma percepção inicial em 2017 acabou se concretizando nos anos seguintes e, agora em 2024, se atualizou de forma dramática e inesperada para a população do Rio Grande do Sul, que passou a conviver com o tema das mudanças climáticas e da crise climática no seu cotidiano. O Conversas Cidadãs 2024 promoverá, ao longo do segundo semestre, um ciclo de debates sobre o tema da reconstrução e seus desafios, um processo que não envolve apenas reconstrução física, mas também social, emocional e conceitual.
“Os principais temas da série Conversas Cidadãs tornaram-se mais importantes hoje em dia e devem estar mais uma vez no centro das discussões”, observa Stephan Hoffmann, diretor do Goethe-Institut. “As democracias estão sob pressão, os padrões sociais estão mudando e as mudanças climáticas estão levando a novas condições na vida cotidiana das pessoas. O Goethe-Institut Porto Alegre e o Sul21 querem iniciar debates conjuntos sobre essas questões e colocar os envolvidos em diálogo”, acrescenta.
O primeiro encontro do novo ciclo do projeto Conversas Cidadãs ocorrerá dia 27 de julho, às 10h, no auditório do Goethe-Institut (rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre), e debaterá o que o tema da saúde mental tem a ver com o processo de reconstrução do Estado.
Participarão da conversa, o psicanalista Volnei Antonio Dassoler, Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), e a jornalista Flávia Lima Moreira. Natural de Santa Maria e morando em Porto Alegre desde 2006, Flávia vivenciou na própria família, residente no bairro Rio Branco, em Canoas, os efeitos destruidores da enchente. Só na sua família foram oito casas totalmente devastadas, o que a levou a se engajar na construção de uma rede de mobilização para iniciar a reconstrução do que foi destruído.
A entrada para o debate é gratuita e aberta ao público.