Geral
|
23 de julho de 2024
|
19:02

Melo anuncia acordo com universidade holandesa para Plano Diretor das Ilhas

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Colônia de Pescadores Z-5 durante as enchentes | Foto: Divulgação / SMSURB / PMPA
Colônia de Pescadores Z-5 durante as enchentes | Foto: Divulgação / SMSURB / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre irá fechar um acordo de cooperação bilateral com a Universidade de Tecnologia de Delft (TU-Delft), da Holanda, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para a elaboração de um Plano Diretor do bairro Arquipélago, a região das ilhas da Capital. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), que acrescentou que se trata de uma das medidas do Plano Estratégico de Reconstrução de POA.

Na segunda-feira (22), técnicos da TU-Delft visitaram as Ilhas da Pintada, das Flores, do Pavão, Grande dos Marinheiros e Mauá. Já nesta terça, reuniram-se com a Prefeitura para finalizar os detalhes do termo de cooperação que visa desenvolver o Plano Urbanístico Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do bairro. Segundo a Prefeitura, uma Carta Acordo deve ser encaminhada nos próximos dias para dar início às atividades. Os investimentos previstos, financiados pelo PNUD, serão da ordem de R$ 7,350 milhões.

O projeto será dividido em duas fases principais. A primeira, chamada de Plano Emergencial, será apresentada em quatro meses e incluirá soluções imediatas para reassentamento, regularização fundiária, adaptações nas moradias e obras necessárias para minimizar os impactos das cheias nas ilhas.

A segunda fase, chamada de Plano Urbanístico, terá duração de 18 meses para desenvolver estudos hidrológicos, geológicos, sociais, econômicos, ambientais, análise de risco e vulnerabilidades climáticas, entre outros, para a criação de um plano de intervenções em mobilidade, saneamento, resíduos sólidos, equipamentos públicos, áreas verdes, sistema de contenção, mitigação e monitoramento permanente do território.

A coordenação dos estudos ficará a cargo da urbanista gaúcha Taneha Bacchin, doutora em recursos hídricos e análise espacial e modelagem urbana, professora titular na TU-Delft. De acordo com a Prefeitura, universidades e empresas gaúchas darão suporte técnico aos trabalhos.


Leia também