Geral
|
15 de maio de 2024
|
14:42

Dmae retoma operação na estação de tratamento de água Moinhos de Vento

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Funcionários do DMAE tiveram dificuldade para retomar a operação das estações de bombeamento inundadas pela enchente. Foto: DMAE/Divulgação
Funcionários do DMAE tiveram dificuldade para retomar a operação das estações de bombeamento inundadas pela enchente. Foto: DMAE/Divulgação

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou no início da tarde desta quarta-feira (15) que conseguiu retomar a operação da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento e, consequentemente, da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento. O bombeamento estava fora de operação desde o dia 4 de maio.

Leia mais:
Num Centro de futuro incerto, é preciso desviar das águas e do mau cheiro
União suspende dívida do RS por 3 anos para que recursos sejam investidos na reconstrução do estado
Em processo de sucateamento, governo Melo retém R$ 400 milhões no caixa do Dmae
Tragédia histórica expõe o quanto governo Leite ignora alertas e atropela política ambiental
‘Nós precisamos entender que isso não foi obra do acaso’, alerta professor da FURG 
Meninas são desproporcionalmente afetadas em emergências climáticas, diz pesquisadora

Localizada na avenida Voluntários da Pátria 2.100, a estação é responsável por captar a água do Guaíba e bombear até a ETA Moinhos de Vento, localizada na rua 24 de Outubro, 200. Cerca de 150 mil pessoas são abastecidos por esse sistema.

Segundo o Dmae, o Centro foi um dos primeiros bairros a receber a água da ETA Moinhos, já no início da tarde.

A Ebab Moinhos foi profundamente afetada pela inundação e, mesmo após o Dmae conseguir retirar a água de seu motor, foi necessário realizar a substituição do equipamento, que estava queimado.

“Nossas equipes trabalharam 24 horas para retomar esse bombeamento. A estação Moinhos é responsável pelo abastecimento de sete hospitais. Contamos com a ajuda de profissionais da Sabesp, Copasa, Corsan, Sanepar e Casan para a retomada do serviço. Uma operação muito difícil, que exigiu esforço máximo dos servidores do Dmae e parceiros”, afirmou o diretor-geral, Maurício Loss.

A estação vai iniciar o tratamento com uma vazão de 800 litros por segundo, em razão da turbidez da água. Por isso, é possível que em alguns locais o abastecimento retorne na quinta-feira (16).

A ETA Moinhos abaste os seguintes bairros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

Com a retomada do sistema Moinhos de Vento, a única ETA da cidade que permanece foram de operação é a da região das Ilhas, que, segundo o prefeito Sebastião Melo, foi destruída pela inundação.


Leia também