
Da Redação
Mais uma Marcha das Vadias ocorreu no Brasil neste final de semana. Manifestantes se reuniram desta vez em Curitiba para protestar contra a prevalência da cultura machista nas relações sociais. O ato foi organizado por um grupo de artistas, comunicadoras e intelectuais, que contaram com apoio de diversas ONG’s e da Delegacia de Defesa da Mulher de Curitiba.
O protesto surgiu após um policial de Toronto, no Canadá, afirmar durante uma palestra que as mulheres deveriam parar de usar roupas de “vadias” para evitar os estupros.
A marcha já ocorreu em São Paulo, Brasília e outras capitais brasileiras. No Paraná, as mulheres também cobraram mais politicas públicas para as mulheres.
De acordo com uma das organizadores do evento, a atriz Ludimila Nascarella, pesquisas apontam que a cada 24 segundos uma mulher é espancada no país. “Queremos tratar da saúde da mulher, desmistificar o termo vadia. Estamos armadas com autoestima e amor”, afirma.
O grupo exige que os governos divulguem dados mais claros sobre a violência contra a mulher. “A gente quer mais dados, transparência, para que possa ser planejada políticas públicas”, relata outra coordenadora da manifestação, Stephany Mattano.
http://youtu.be/zoFOwjJiTFk
Com informações da Gazeta do Povo