Educação
|
25 de julho de 2024
|
15:47

Dois professores da UFSM são mortos durante assalto em Mato Castelhano

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
 Foto: Divulgação/UFSM
Foto: Divulgação/UFSM

Dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram assassinados na madrugada desta quinta-feira (25) durante o assalto a um hotel em Mato Castelhano, localidade próxima de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul. Eles foram identificados pela universidade como Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto e ambos exerciam atividades do Departamento de Ciências Florestais, do Centro de Ciências Rurais da UFSM.

De acordo com o delegado Diogo Ferreira, da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, as mortes foram decorrência de um latrocínio. “Foi um assalto que acabou resultando em mortes ali durante o assalto”, diz.

Ferreira confirmou que dois assaltantes, que ainda não foram identificados, fizeram hóspedes — o que incluiu os docentes e alunos da universidade — e a proprietária do hotel reféns, com os professores sendo uma das pessoas que foram amarradas pelos criminosos. Os disparos teriam ocorrido após os professores tentarem reagir ao assalto.

“Uma das vítimas conseguiu romper os lacres e tentou entrar em luta corporal com o criminoso que estava armado, ele, em razão da reação, atirou na vítima, que acabou morrendo no local. A outra vítima, pelo que falaram, também tentou reagir, em razão disso, aconteceu toda essa tragédia”, diz o delegado. Nenhuma outra pessoa ficou ferida.

A UFSM divulgou uma nota de pesar lamentando a morte e anunciando luto oficial por um dia. Confira abaixo:

“Com profundo pesar, informamos o falecimento dos professores Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto, ocorridos no dia de hoje (25/07/2024), tragicamente. Ambos exerciam suas atividades no Departamento de Ciências Florestais, do Centro de Ciências Rurais da UFSM.

A Universidade declara luto oficial por um dia, a partir desta quinta-feira (25), até amanhã (26), com paralisação das atividades acadêmicas e administrativas do Curso de Engenharia Florestal hoje e amanhã.

Informações sobre os atos fúnebres serão divulgadas tão logo forem definidas.

A UFSM se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de pesar”.


Leia também