
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) emitiu nota, nesta quinta-feira (10), reforçando que o comprovante de vacinação contra a covid-19 será exigido de toda a comunidade acadêmica no retorno das aulas presenciais do primeiro semestre de 2022. O reinício das atividades está previsto para o dia 25 de abril.
Chama a atenção que a decisão pela exigência do comprovante vacinal foi tomada no dia 10 de fevereiro pelo Conselho Universitário (Consun) da instituição. Segundo a UFCSPA, os detalhes de como a exigência será executada ainda serão divulgados.
O passaporte vacinal integra o planejamento da Fase 5 do Programa de Retomada Presencial Progressivo da UFCSPA. A Fase 5 prevê o retorno de 100% das atividades práticas e, a partir de 25 de abril, de até 50% dos componentes teóricos em maio e de até 100% em julho.
Assim como a UFCSPA, outras universidades do Rio Grande do Sul também decidiram adotar a obrigatoriedade do comprovante de vacinação no retorno às aulas presenciais, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e os Institutos Federais.