
Após pressão coletiva e mobilização pela manutenção das atividades da Orquestra Villa Lobos, a Prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta terça-feira (16) que retomará o repasse de recursos necessários para a manutenção do projeto, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, localizada na Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro.
O compromisso foi assumido pela secretária municipal de Educação, Janaina Audino, em reunião com a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e o vereador Jonas Reis. Segundo a deputada, a ideia da Prefeitura é de que o repasse tenha a duração de um ano. O anúncio deverá ser nas próximas semanas.
Criada em 1992 como um projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, localizada na Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro, a orquestra já recebeu 22 premiações, do âmbito local ao internacional, e fez 1,3 mil concertos para um público superior a 350 mil pessoas.
O projeto social, que atende cerca de 300 crianças e adolescentes no bairro Lomba do Pinheiro, teve seu convênio com a Prefeitura encerrado em abril de 2020. Foram necessárias doações e ações de financiamento coletivo para que as atividades prosseguissem, até outubro de 2021, quando as verbas se tornaram insuficientes.
Em conversa recente com o Sul21, a responsável pelo projeto, professora Cecília Rheingantz Silveira, informou que são necessários em torno de R$ 50 mil mensais para o custeio das atividades da orquestra.
Procurada, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) afirmou que ainda faltam detalhes para que a retomada dos repasses possa ser anunciada oficialmente.