
Reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (19) revela que o o presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, que a prova do Enem se referisse ao golpe militar de 1964 como revolução.
Segundo disseram à Folha servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela elaboração da prova, o pedido foi feito no primeiro semestre deste ano e o ministro Ribeiro teria levado o tema a equipes do ministério, mas acabou não o sendo efetivado.
Os servidores ouvidos pela Folha disseram que o ministro não teria acesso à prova durante a elaboração e também em sua versão final, por isso não poderiam pedir a exclusão de itens específicos.
Na última segunda-feira, Bolsonaro afirmou, durante sua viagem a Dubai, que Riberio lhe garantiu que, neste ano, as questões do Enem começariam a ter a “cara do governo”.
Desde 2019, a prova do Enem não vem apresentando nenhuma questão sobre a ditadura, o que seria inédito na história do exame, segundo o jornal.