
No último domingo (15), foi divulgada a edição 2021 do Academic Ranking of World Universities (ARWU) – Shanghai Ranking, na qual a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está na faixa de instituições que ocupam entre o 301º e 400º lugares entre todas as universidades avaliadas, sendo sua melhor posição desde o início do ranqueamento.
Entre as instituições brasileiras, a UFRGS aparece atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), na faixa 101º a 150º, e empata na segunda posição com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que também estão na faixa das 301ª a 400ª colocadas.
O Academic Ranking of World Universities (ARWU) foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pelo Center for World-Class Universities (CWCU), Graduate School of Education da Shanghai Jiao Tong University, na China, e atualizado em uma base anual. Desde 2009, o ARWU foi publicado e protegido por direitos autorais pela Shanghai Ranking Consultancy, uma organização independente em inteligência de ensino superior.
A posição alcançada pela UFRGS neste ano é a melhor colocação da Universidade desde 2003, quando iniciou o ranking. Além da segunda posição no Brasil, a UFRGS ocupa o quarto lugar, mantendo o empate com Unesp e Unicamp, quando consideradas todas as instituições da América Latina, atrás apenas da USP, da Universidade Nacional Autônoma do México (201º a 300°) e da Universidade de Buenos Aires (201º a 300º). Na lista das melhores instituições de ensino superior mundiais, aparece em primeiro lugar a Universidade de Harvard (Estados Unidos); em segundo, a Universidade de Stanford, também americana; e em terceiro, a Universidade de Cambridge (Inglaterra). São avaliadas mais de 2 mil universidades em todo o mundo.
O ranking considera como indicadores a qualidade da educação e da instituição, que é dividido em colaboradores que ganharam prêmios e pesquisadores altamente citados; resultado da pesquisa, dividido em artigos publicados em Nature and Science e artigos indexados em Science Citation Index Expanded and Social Science Citation; e desempenho per capita. A melhora na posição da UFRGS se deve à pontuação alcançada, pela primeira vez, no índice “pesquisadores altamente citados”: 10,3 (antes era 0,0).
A Universidade também apresentou evolução em outros indicadores como o número de artigos publicados em Nature and Science atingiu o valor de 6,2, antes era 6,1; e a produção acadêmica per capita chegou a 17,5, antes era 16,8. O indicador Science Citation Index Expanded and Social Science Citation manteve o mesmo valor de 42,3 da avaliação anterior.
No Painel da Qualidade, organizado pela Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), é possível obter mais informações sobre todos os rankings dos quais a UFRGS participa, com dados e gráficos sobre edições atuais e anteriores. Mais informações sobre os indicadores podem ser consultadas em: http://www.shanghairanking.com/methodology/arwu/2021.