Cultura
|
3 de janeiro de 2025
|
16:33

Ato-show mobiliza artistas gaúchos em defesa do programa ‘Cantos do Sul da Terra’

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Demétrio Xavier apresentava o programa desde 2011. Foto: Gustavo Roth/Fundação Piratini
Demétrio Xavier apresentava o programa desde 2011. Foto: Gustavo Roth/Fundação Piratini

O bar Ocidente será palco, na próxima segunda-feira (6), de um ato-show em defesa da TVE, da FM Cultura e do programa Cantos do Sul da Terra, que foi encerrado por decisão de Caio Tomazeli, secretário de Comunicação do governo de Eduardo Leite (PSDB). O evento ocorre a partir das 18h, reunindo diversos artistas e ritmos distintos, do rock à música folclórica, passando pela MPB e o hip hop.

O ato-show contará com a participação de personalidades da cultura e das artes do Rio Grande do Sul, além da leitura de um manifesto contra o desmantelamento da TVE e da FM Cultura pelo governo estadual.

“A decisão de renovar ou não uma cedência no Estado é de livre escolha do secretário. Até aí, nenhum problema. A questão é que a consequência disto é o fim de um dos programas mais assistidos e elogiados da grade das emissoras públicas gaúchas. A atração é o que os publicitários chamariam de ‘case’ de sucesso. Mesmo assim, na contramão de um governo que prega eficiência e redução de custos, o Cantos sairá do ar”, diz nota recente do movimento criado em defesa da permanência do programa.

O movimento contra o fim do programa, que foi criado e apresentado por Demétrio Xavier desde 2011, recebeu apoio de grandes nomes da cena artística do RS, como Renato Borghetti, Vitor Ramil, Yamandú Costa, Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Gelson Oliveira, Vinícius Brum, Marcelo Delacroix, Luís Augusto Fischer, Luiz Coronel e Henrique de Freitas Lima, pessoas que manifestaram publicamente sua posição por meio de vídeos ou textos nas redes sociais.

O Cantos do Sul da Terra é um dos programas mais elogiados pelo público das emissoras que compõem a rede da TVE e FM Cultura. A atração sempre foi realizada com a estrutura e os funcionários dos veículos, sem nenhum investimento específico do governo estadual. O cenário, por exemplo, é feito com objetos do próprio apresentador. Ainda assim, o secretário Tomazeli decidiu não renovar a cedência do apresentador, que é servidor concursado do Tribunal de Justiça do RS. 

O movimento em defesa da TVE e da FM Cultura define o programa Cantos do Sul da Terra como um “luxo singular”, consequência do talento e da bagagem do apresentador. “Demétrio nos leva a percorrer caminhos ancestrais, resgatando nossa herança cultural comum, latino-americana, onde a demarcação de fronteiras nunca impediu as trocas culturais. E como a cultura é viva, O Cantos do Sul da Terra também nos traz o que há de novo, ou a ser descoberto, nesse Continente de São Pedro que hoje chamamos Rio Grande do Sul”, afirma nota do movimento.

Dentre as apresentações confirmadas para o ato-show no bar Ocidente, localizado na Avenida Osvaldo Aranha, nº 960, estão o próprio Demétrio Xavier, Flu & Carlinhos Carneiro, Gelson Oliveira, Ildefonso Charek, Mano Oxxi, Marcelo Delacroix, Martin Coplas, Sikuris, Tânia Farias & Mário Falcão e Ziza Rabello e outros.


Leia também