
Uma grande festa marcou o lançamento, na noite desta terça-feira (3), do projeto do Teatro Bancários RS — Sala Multicultural, na sede da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi-RS), no Centro Histórico da Capital. Planejado com o objetivo de dinamizar a cena cultural da cidade, o teatro terá capacidade para até 330 espectadores.
O novo espaço será construído no local atualmente ocupado por um auditório, localizado na rua Coronel Fernando Machado, 820. O teatro, fruto da parceria entre o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) e a Fetrafi-RS, contará com uma infraestrutura moderna, acústica de alta qualidade e poltronas móveis que permitirão a adaptação para diferentes tipos de espetáculos.
Durante a solenidade, o arquiteto Voltaire Danckwardt explicou o conceito de teatro múltiplo e adaptável. O mezanino será fixo e as arquibancadas móveis, capazes de receber desde concertos musicais até apresentações teatrais e cinema. “A proposta é fazer um teatro que se adapte às encenações. Essa é a ideia. Tudo é móvel, o palco é móvel. É possível fazer tudo”, ressaltou.
A construção do teatro começará em janeiro de 2025, com investimento inicial de R$ 4 milhões e deve ser concluída até outubro do mesmo ano. O produtor cultural Vitor Ortiz explicou que o projeto inclui uma proposta vocacional para o novo espaço, que será aberto às artes sul-americanas, com uma programação acessível e ingressos a preços populares. “Esse será o primeiro e único espaço do Brasil vocacionado pra cultura sul-americana”, afirmou.
Ao destacar que Porto Alegre sempre foi referência no Mercosul, Ortiz disse que o projeto busca recuperar a característica que a cidade sempre teve no acolhimento dos artistas da América do Sul. Tal proposta aparecerá já inauguração do futuro teatro, com o projeto “Festival Teatro dos Bancários”, popular e de excelência. Serão oito espetáculos nacionais e internacionais, 12 oficinas e quatro espetáculos regionais de música.
“São as artes cênicas e a música que queremos acolher aqui”, celebrou o produtor cultural.

Presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, destacou o investimento que o sindicato historicamente faz em cultura, com destaque para o CineBancários, entre outros projetos. Para ele, o novo teatro será também “mais um espaço de disputa das mentes e corações” e recordou de uma frase vista no telão do recente show do rapper Yago Oproprio, no Bar Opinião: “Bendito seja o trabalhador que tem coragem de fazer arte”.
Fetzner ainda lembrou do slogan do SindBancários em 2008, ano em que ele chegou a Porto Alegre: “realizando sonhos”. “Vamos dar sequência e realizar sonhos fazendo arte”, projetou.
Juberlei Bacelo, diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, contou que o sonho de construir um teatro nasceu em 2016, junto com a inauguração da sede da entidade. Atualmente, o auditório que abrigará o futuro teatro é usado para atividades variadas, mas sempre foi um desejo que o espaço se transformasse em algo melhor.
Bacelo disse que o projeto do teatro chegou a ser aprovado, em 2016, na Lei Rouanet, mas o golpe em formato de impeachment da então presidenta Dilma Rousseff congelou os planos. “No momento em que o obscurantismo cresce no mundo inteiro, nos orgulha muito poder apresentar um projeto de cultura. É um projeto para cidade de Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul”, celebrou.


