
O Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promove no próximo domingo (18), a partir das 10h, a Caminhada do Patrimônio no Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade é gratuita e faz parte da programação da 6ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, organizada pela Secretaria estadual da Cultura (Sedac).
A caminhada tem como ponto de partida o Edifício Ely (Rua da Conceição, 283), um dos mais destacados exemplares da arquitetura eclética em Porto Alegre. O prédio foi construído pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn para abrigar um empreendimento do comerciante Nicolau Ely. Construído em 1922, o prédio ocupa 100 metros de fachada na Rua da Conceição e mantém forte presença urbana mesmo após a construção da elevada da Conceição, que o escondeu parcialmente.

Com duração prevista de duas horas, a atividade vai percorrer o trajeto que liga edificações históricas da Capital, como o prédio da Livraria do Globo, o Edifício Mesbla, o Sobrado dos Azulejos e o Hotel Majestic, com o acompanhamento de arquitetos e urbanistas especializados no tema do Patrimônio Cultural. A chegada será na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736).
O roteiro será conduzido pelos arquitetos e urbanistas José Daniel Craidy Simões e Lucas Volpatto, ambos membros do Conselho Consultivo do Centro de Memória CAU/RS. “A Caminhada do Patrimônio é um convite para revisitar a capital gaúcha e refletir sobre a transformação da paisagem urbana nas nossas cidades”, afirma a presidente do CAU/RS, Andréia Ilha.
Confira aqui todos os prédios históricos que serão visitados na atividade.
Caminhada do Patrimônio | Porto Alegre
Quando: 18 de agosto, às 10 horas
Duração: Aproximadamente duas horas
Ponto de partida (encontro): Edifício Ely (Rua da Conceição, 283)
Ponto de chegada: Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)