
Após dois meses fechado, o CineBancários reabre suas portas nesta quinta-feira (18). Embora não tenha sido diretamente atingido pelas águas que tomaram boa parte do Centro de Porto Alegre, o CineBancários ficou sem água e luz por semanas e teve funcionários afetados e sem possibilidade de deslocamento. Além disso, de maio a junho, o sindicato serviu como ponto solidário para auxiliar pessoas e comunidades atingidas. Na entrada do cinema, foi instalado um ponto de doações, e nos fundos do sindicato, foi montada uma cozinha solidária.
A programação será retomada com três estreias. “Greice”, longa-metragem vencedor do festival Olhar de Cinema, estreia na sessão das 19h. Dirigido pelo cearense Leonardo Mouramateus, o filme foi rodado em locações de Fortaleza e Lisboa e teve sua estreia mundial no 53º Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde foi sucesso de crítica e público.
Com um tom de humor que o faz parecer em alguns momentos com uma chanchada contemporânea, a narrativa acompanha Greice (Amandyra), uma estudante de Belas-Artes brasileira que vive em Lisboa. Depois de se envolver em um acidente na universidade e receber uma suspensão por tempo indeterminado, Greice volta sorrateiramente para Fortaleza, sua cidade natal, para regularizar seus documentos. Escondida em um quarto de hotel, a jovem tem como artifícios poderosos seu carisma e sua lábia. O elenco principal inclui Mauro Soares, Dipas e Luara Raio, além da participação especial de Isabél Zuaa, Luciana Souza e Faela Maya.
Além de Melhor Filme do 13º Olhar do Cinema, “Greice” também saiu do festival com os títulos de Melhor Roteiro para Leonardo Mouramateus e Melhor Atuação para a protagonista Amandyra. Com sessões esgotadas na mostra curitibana, o filme teve ótima repercussão entre público e crítica.
“Toda Noite Estarei Lá” acompanha a jornada de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, acompanha a jornada de Mel Rosário, de 58 anos, que após sofrer uma agressão transfóbica, todas as noites se põe diante da igreja neopentecostal que a impede de frequentar. O documentário, produção da Graúna Digital em associação com Filmes Fritos, distribuído pela Descoloniza Filmes, será exibido no CineBancários na sessão das 17h.
“Lo Que Queda en El Camino“, coprodução Brasil/Alemanha, estreia na sessão das 15h. O documentário conta a jornada épica de Lilian, mãe solo, e seus quatro filhos, que deixam a Guatemala em busca de uma vida melhor. Eles se unem a uma caravana de milhares de migrantes, determinados a percorrer os mais de 4 mil quilômetros até a fronteira entre o México e os EUA. Apesar de todos os perigos do caminho, é sua maior esperança para buscar um novo futuro para ela e seus filhos.
15h: Lo Que Queda en El Camino
17h: Toda A Noite Estarei Lá
19h: Greice
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.
CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.