
O Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) completa 20 anos em 2024. A edição comemorativa contará com mais de 230 obras em exibição nos cinemas da Capital entre os dias 10 e 28 de abril, sendo 144 filmes de longa-metragem e 123 de curta-metragem. As exibições acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, no Instituto Ling, na Cinemateca Capitólio e no Cine Cult Victoria.
Para além das exibições, a 20ª edição do Fantaspoa contará com momentos destinados à interação entre diretores e público, com quase 70 sessões comentadas e algumas sessões musicadas, quando a trilha sonora do filme é executada ao vivo, na sala de cinema. Ainda, a programação prevê a já tradicional festa à fantasia a bordo do barco Cisne Branco nas águas do Guaíba, no dia 27 de abril, e um concerto especial, no dia seguinte, no Bar Opinião.
O Fantaspoa também é um festival na modalidade online. Todas as obras de curta-metragem estarão em exibição na plataforma Darkflix, disponível online e gratuitamente para espectadores dentro do território brasileiro. Com programação reduzida, a versão online do festival ocorre de 19 a 28 de abril. Em 2023, mais de 130 mil pessoas participaram de maneira online.

Neste ano, 25 filmes escolheram Porto Alegre para realizarem suas estreias mundiais, com destaque para o japonês Junta Yamaguchi, pela primeira vez na América Latina para exibir sua obra e participar de duas sessões comentadas (13 e 14 de abril). As conversas contarão com mediação e tradução presencialmente.
O diretor e produtor-executivo do Fantaspoa, João Pedro Fleck, ressalta que o Festival não se restringe aos filmes de horror, mas que é feito para que a audiência se divirta assistindo a escapismos. Com apoio financeiro de empresas vinculadas à Lei Rouanet e com investimento dos próprios sócios do festival, o Fantaspoa é organizado por uma equipe reduzida. Durante 9 meses, cinco pessoas participaram da curadoria e seleção das mais de mil obras inscritas para esta edição.
Ainda segundo Fleck, o Festival fez circular, em 2023, cerca de R$ 2 milhões na economia de Porto Alegre. Para a 20ª edição, a expectativa de público é de 12 mil pessoas nas salas de cinema, “e só não é maior porque isso já representa a lotação dos espaços de exibição”, afirma o diretor.
A programação completa está no site do Fantaspoa.
