
O Cine Grand Café, cinema que tomou o lugar do célebre Cine Guion, terá suas atividades suspensas a partir do dia 28 de agosto, domingo, menos de um ano após a reabertura do espaço, inaugurado em 24 de novembro de 2021. Isso porque o Nova Olaria, tradicional centro comercial na Cidade Baixa, na Capital, que abriga o cinema, será reestruturado com a construção de torres residenciais ao seu redor. Recentemente, a livraria Bamboletras, que estava há 26 anos no centro comercial, mudou de localização também por causa do início das obras.
Leia também: A incrível história da livraria que sobreviveu à pandemia e se mudou para uma igreja
De acordo com a administração do Cine Grand Café, as atividades serão somente suspensas e retomadas após as obras de edificação e reforma do shopping. Segundo o plano de reforma do local, as torres residenciais serão erguidas no atual terreno do estacionamento e onde antes ficava a Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs).
“A reforma vai manter o espírito do Olaria vivo e se atualizar. A ideia é evitar que se transforme num ambiente que depois não tenha mais volta, como acontece com outros locais”, argumenta Pedro Dias, do departamento comercial da Dallasanta, administradora do local. A previsão é de que as obras durem em torno de dois anos. Durante esse período, as lojas, bares e restaurantes hoje existentes no Nova Olaria deverão deixar o local. O Cine Grand Café é o último comércio ainda aberto no espaço.
De acordo com o comunicado do cinema, “os empreendedores manifestaram a disposição de manter o espaço ocupado atualmente pelo Cine Grand Café como complexo cinematográfico, que deverá ser reinaugurado após a reforma, com novas poltronas e equipamentos de projeção”.
Leia abaixo o comunicado oficial da administração do cinema:
Sucessor do Cine Guion no Shopping Nova Olaria, o Cine Grand Café, que abriu em 2021 como cinema e espaço multicultural (além das salas de projeção, conta com espaço gastronômico, galeria de arte e lounge) terá suas últimas exibições no domingo 28 de agosto, quando encerrará suas atividades, marcando o fim desse ciclo.
Neste período, além de enfrentar variantes da Covid 19 e um dos verões mais quentes da história de Porto Alegre, hospedou festivais como o Fantaspoa e o Varilux, pré estréias dos filmes como Dois Tempos, Uma Vez em Veneza, Em busca de Liz e a Teoria dos Vidros Quebrados, entre outros, mantendo a chama do cinema de arte, e abriu a programação tradicional para filmes como Casa Gucci, Maverick e Elvis,que ainda está em cartaz. Também foi o palco de lançamento e sessões de autógrafos de inúmeras obras literárias, principalmente de autores locais.
Como é de conhecimento público, o Nova Olaria, protegido pelo patrimônio histórico, fechará para reformas e serão construídas nos terrenos contíguos três torres residenciais. O Cine Grand Café é a última operação remanescente no lugar. Os empreendedores manifestaram a disposição de manter o espaço ocupado atualmente pelo Cine Grand Café como complexo cinematográfico, que deverá ser reinaugurado após a reforma, com novas poltronas e equipamentos de projeção. Em breve, o Cine Grand Café apresentará o seu calendário de eventos para o encerramento. A programação dos filmes em cartaz pode ser vista no site cinegrandcafe.com.br.