
O Carnaval voltou à capital gaúcha depois de dois anos. A tradicional Descida da Borges teve uma edição especial em comemoração aos 250 anos da cidade nesta sexta-feira (1º). A festa começou às 18h30, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo Bira Borba e sua corte pelo prefeito Sebastião Melo. “Que seja um Carnaval de paz, alegria e cultura em Porto Alegre. A cidade está vacinada e vivemos um belo momento de ocupação dos espaços públicos com o aniversário da cidade. Nos 250 anos, Porto Alegre merece esse reencontro com o Carnaval”, afirmou Melo.
O Rei Momo Bira também comemorou a retomada da festa ao receber a chave da cidade. “Somos a cidade do futuro, do sorriso. Vai ter Carnaval, sim”, destacou.
O vereador Matheus Gomes (PSOL), que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, do Samba e do Pagode, também acompanhou o evento.
O Carnaval é expressão de resistência do nosso povo e não tem como existir sem o apoio dos governos. Nós sabemos bem disso, após anos de desinvestimento e descaso dos últimos prefeitos. pic.twitter.com/C7fZcVrOyy
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) April 1, 2022
Logo em seguida começaram os desfiles pela Borges. A primeira escola foi a Imperadores do Samba, depois entrou a União da Tinga, seguida por Império da Zona Norte, Imperatriz Dona Leopoldina, Fidalgos e Aristocratas, Bambas da Orgia e Estado Maior da Restinga.
O público lotou a avenida e aproveitou a volta da festa que serve de ensaio para os desfiles no Porto Seco. Após ser suspenso em 2021, o desfile das escolas de samba de Porto Alegre, em todas as suas divisões, ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de maio.