
Fechado desde 2019 para evitar acidentes devido ao controle de acesso com limite de 20 pessoas que não era respeitado, o Mirante Olhos Atentos foi revitalizado na primeira semana de novembro e reabre neste sábado (13).
Localizada na Orla do Guaíba, próximo a Usina do Gasômetro, o mirante foi inaugurado em 2006, e concebido no ano anterior, quando o escultor paulista José Resende foi um dos convidados pela 5ª Bienal do Mercosul com o objetivo de produzir obras para a Capital.
Para resolver o problema do limite de pessoas no mirante que não era respeitado, a estrutura recebeu a instalação de guarda-corpos que controlam a presença do público na plataforma. Com os guarda-corpos, o limite de 20 pessoas na plataforma não deverá será ultrapassado. O local também recebeu uma placa informativa.
A revitalização do Mirante Olhos Atentos foi feita pelo consórcio Gam3 Parks, que administra o trecho 1 da Orla, ao custo de R$ 40 mil, segundo a concessionária.
Também a partir deste sábado, a Fundação Iberê Camargo inaugura a exposição Na Membrana do Mundo, com 18 obras de Resende, produzidas entre 1974 e 2018, e que marcam a trajetória do artista.
Em mais de 50 anos dedicados às artes plásticas, uma das principais características de Resende é a apropriação de materiais comuns e sua ressignificação em instalações com potência visual. Ao todo, são 18 esculturas de grandes dimensões, misturando parafina, feltro, aço, ferro, chumbo, latão, cobre, madeira, pedra e borracha.
A exposição é a nona e última de 2021 na Fundação Iberê Camargo.