
O PSTU definiu na tarde deste sábado (27) a chapa que irá disputar as eleições de outubro em Porto Alegre. O nome de Fabiana Sanguiné, servidora municipal da saúde, foi confirmado como candidata a prefeita e o do professore da rede estadual de ensino Regis Batista Ethur, como vice.
Já Nikaya Vidor, mulher trans, jovem e funcionária do Banrisul, será candidata a vereadora.

Fabiana Sanguiné ressaltou que “estamos apesentando uma alternativa socialista e revolucionária para que os trabalhadores governem de fato a cidade. Porto Alegre precisa de um plano estatal, sob controle dos trabalhadores, para que a reconstrução da cidade atenda aos interesses dos trabalhadores da maioria da população e não dos megaempresários”. PAra a candidata do PSTU, é preciso, também, reverter as privatizações, como da Carris, e as terceirizações, como nos postos de saúde, que precarizam o atendimento à população.
Já Regis Ethur destacou que “nessas eleições vamos enfrentar o poderio das máquinas eleitorais que são financiados por grandes empresários que são beneficiados pelos governos, em detrimento da população pobre”.
Fabiana tem 46 anos, é auxiliar de enfermagem e trabalha no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS). Em 2022, foi candidata ao Senado pelo PSTU.
Regis é professor de física da rede estadual de ensino, na escola Doleres Alcaraz Caldas. Integrou a diretoria do CPERS Sindicato de 2008 a 2013, como 2º vice-presidente. Atualmente, integra a executiva estadual do CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular).