
O Grêmio preparou-se para amenizar os efeitos da altitude, organizou uma estratégia tática, mas acima de tudo esbanjou na competência: teve índice quase máximo de aproveitamento de oportunidades, fez os gols nas poucas chances que teve, venceu a LDU por 3 a 2 na noite desta quarta-feira, em Quito, e volta a Porto Alegre com a classificação antecipada para a próxima fase da Libertadores.
O último jogo, contra o Toluca, será apenas para melhorar a classificação geral e reduzir o peso do próximo confronto.
Em todo o jogo, apesar de sua falta de qualidade, o time equatoriano teve mais de 65% de posse de bola, acumulou 16 escanteios, concluiu muito mais, mas só foi ameaçar o Grêmio na base do sufoco, já nos últimos minutos finais, quando o desgaste físico bateu em cheio. No mais, o time gaúcho controlou o adversário.
O que fez Roger?
Cedeu parte do campo à LDU, esperou bem compactado para evitar correrias que levassem ao desgaste físico e se organizou para aproveitar as chances.
No primeiro tempo, o Grêmio foi quatro vezes ao ataque – em duas delas, marcou.
Aos 12 minutos, Luan recebeu pelo meio, em frente à área, esperou o tempo exato para permitir a movimentação de Douglas e deu o passe. O meia dominou, driblou o zagueiro e chutou forte, no canto direito. Um a zero.
Aos 25, o Grêmio atacou pela segunda vez – e ampliou: Giuliano avançou pela meia direita, percebeu o deslocamento de Bobô e lançou. O centroavante chutou na saída do goleiro e fez 2 a 0.
Nesta fase, com a resistência em ordem, o Grêmio venceu sem sustos porque a LDU não conseguia atacar como esperava. Walace, inteiramente recuperado da lesão no tornozelo esquerdo, protegia e avançava, e Geromel se destacava mais uma vez na zaga.
Na volta para o segundo tempo, a LDU assustou logo no início: aos 30 segundos, Quinteros avançou pela direita, entrou na área e chutou forte, rasteiro, descontando.
Tudo indicava que o jogo ficaria complicado. Além do desgaste físico, agravado pela chuva que alagou o gramado, o Grêmio sentia a pressão. Só não sofreu o empate aos dois minutos porque Grohe foi preciso ao desviar o chute de Morales.
Quando a situação parecia ter mudado, o futebol de Walace garantiu o alívio. Depois do rebote do goleiro, o volante dominou em frente à meia lua e bateu firme de pé direito, no ângulo, ampliando para 3 a 1.
Grohe evitou o gol da LDU aos 19 minutos, fazendo uma defesa excepcional em chute de Tenorio, mas não conseguiu aos 32, quando a bola chutada por Cevallos desviou e enganou o goleiro.
Roger fez as trocas de Douglas por Pedro Rocha, Bobô por Lincoln e, por último, Luan por Bressan. O objetivo era melhorar o desempenho físico, tirando os jogadores mais desgastados, e segurar a pressão da LDU, que buscou o empate na base apenas do entusiasmo.
Com a vitória, o Grêmio já tem o segundo lugar garantido no grupo, com oito pontos ganhos, atrás do Toluca, que joga na Arena na terça-feira.