Esporte
|
7 de abril de 2016
|
13:43

Grêmio garante vaga na semifinal com goleada sobre o Brasil

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Grêmio garante vaga na semifinal com goleada sobre o Brasil
Grêmio garante vaga na semifinal com goleada sobre o Brasil

De Blog do Mário Marcos

Bem que o Brasil tentou resistir, mas acabou dominado e goleado pelo Grêmio por 4 a 1, na noite desta quarta-feira, na Arena. Com o resultado, o Grêmio garante a classificação à semifinal do Gauchão e pode viajar bem mais tranquilo para o Equador, na manhã de quinta.

Com exceção de dois curtos períodos, no primeiro e no segundo tempo, quando o experiente Brasil reagiu e buscou os gols, o Grêmio dominou amplamente. E fez isso principalmente depois que Lincoln entrou em lugar de Douglas, deu mais movimentação à equipe e acabou com as chances dos xavantes.

O Grêmio fez 1 a 0 logo aos dois minutos: na cobrança de escanteio, Geromel subiu mais que os zagueiros e bateu firme de cabeça. Prêmio merecido para um jogador que vive uma fase excepcional, capaz de erguer a torcida em lances como este e, principalmente, na jogada em que driblou vários adversários e chutou com perigo, aos 25 minutos do segundo tempo.

Depois do gol, o Grêmio reduziu o ritmo e permitiu a reação do Brasil, a partir de Diogo Oliveira e da velocidade dos atacantes Ramon e Nathan. Mesmo sem pressionar, o Brasil teve o controle, tanto que o Grêmio só foi concluir de novo aos 31 minutos.

Aos 38, Luan só não marcou porque chegou atrasado. Um minuto depois, em nova troca de passes, Giuliano recebeu na direita, entrou a drible na área, ficou na frente de Martini, mas preferiu corretamente dar o passe a Bobô, que só tocou de pé esquerdo, ampliando para 2 a 0.

O Grêmio terminou o primeiro tempo com dois jogadores sentindo dores – Luan na perna esquerda, por causa de uma falta de Galiardo, e Walace, que torceu o tornozelo esquerdo. Mas quem não voltou foi Bobô, poupado por ter sentido uma dor muscular.

A um minuto, Walace pediu substituição, estranhamente depois de todo um intervalo com tempo para um exame mais demorado.

O Brasil, que precisava buscar dois gols, descontou logo aos seis minutos, com Brock, na cobrança de escanteio.

O time de Rogério Zimmermann repetiu então a estratégia da fase inicial, adiantou a marcação e buscou o gol de empate que levaria aos pênaltis. Não deu porque teve pouca força ofensiva – e perdeu toda a possibilidade a partir da troca de Douglas, lento demais, por Lincoln.

O jogador entrou com instruções de privilegiar o passe. O Grêmio assim controlou o adversário.

Aos 28 minutos, Lincoln tocou passe rasteiro, às costas do lateral Galiardo. Marcelo Hermes acreditou, ao contrário do lateral do Brasil, e cruzou forte do fundo. Martini desviou de cabeça, Pedro Rocha tentou concluir e errou, Giuliano recebeu, driblou o goleiro e tocou de pé direito. Três a um.

Quatro minutos depois, a goleada se definiu: Luan fez um lançamento preciso, da intermediária, encontrando Pedro Rocha, sozinho, atrás da linha dos zagueiros. O atacante deu apenas um toque e fechou os 4 a 1.

Agora, o Grêmio volta as atenções para o confronto com a LDU pela Libertadores. Na volta já saberá se enfrenta o Juventude ou o Ypiranga nas semifinais. A definição ocorre terça-feira, em Caxias do Sul.


Leia também