Motivado por uma excelente campanha no Brasileirão, o Grêmio volta à Copa do Brasil na noite desta terça-feira para enfrentar o Criciúma, na Arena, no primeiro dos dois confrontos entre gaúchos e catarinenses pela vaga na próxima fase.
O Grêmio, um especialista na competição (ganhou quatro títulos, foi vice em três), sonha com a conquista e, especialmente, em assegurar logo a vaga na Libertadores.
Será a estreia de Roger Machado no sistema mata-mata como técnico do Grêmio.
Para este novo desafio, todos os problemas de Roger estão na defesa. Ele ainda não sabe se poderá confirmar o lateral-direito Galhardo (com tendinite no tornozelo direito), manterá Erazo em lugar de Rhodolfo (além da lesão, ele está sendo negociado com o futebol turco) e Marcelo Hermes no de Marcelo Oliveira, que sofreu distensão muscular.
O grande objetivo do Grêmio é estabelecer logo uma boa vantagem, contra um Criciúma sem a força de outros anos, e reduzir a pressão na partida da volta, no Heriberto Hülse, marcada para a próxima terça-feira.
Roger, que dirigiu treino fechado na segunda, deve mandar a campo Marcelo Grohe; Galhardo (Lucas Ramon), Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Pedro Rocha.
No Criciúma, a principal atração é o técnico. O sérvio Petkovic assumiu o time, reorganizou o grupo e em cinco partidas teve duas vitórias e três empates.
O jogo começa às 21h.