Esporte
|
14 de junho de 2015
|
22:51

Grêmio vence, dá um salto na tabela e fica perto do G-4

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Grêmio vence, dá um salto na tabela e fica perto do G-4
Grêmio vence, dá um salto na tabela e fica perto do G-4
Jogadores comemoram gol do Grêmio na Vitória deste domingo | Foto: Divulgação/Grêmio
Jogadores comemoram gol do Grêmio na Vitória deste domingo | Foto: Divulgação/Grêmio

Do Blog do Mário Marcos

Não foram apenas os três pontos. Ao vencer o bem organizado Atlético-PR por 2 a 1, na tarde deste domingo, na Arena (19.625 torcedores), o Grêmio deu um salto de seis posições na tabela e termina a rodada em sétimo lugar, a apenas dois pontos do grupo dos quatro primeiros do Brasileirão.

Foi, acima de tudo, um bom jogo do Grêmio.

A não ser por um breve período de pouco mais de dez minutos, no segundo tempo, logo depois de sofrer o empate e conceder espaços ao adversário, o Grêmio dominou, teve organização no meio-campo e, principalmente, velocidade no ataque, com Luan e Pedro Rocha no início, Yuri Mamute na fase final.

Foi assim que Roger Machado garantiu os pontos indispensáveis da recuperação, depois da atuação frustrante diante do São Paulo, no Morumbi. E a recuperação veio frente a um time sempre perigoso, que chegou à Arena depois de cinco vitórias consecutivas e colocado entre os primeiros do campeonato.

O Grêmio quase marcou aos seis minutos, com Douglas, o Atlético reagiu sempre em velocidade, chegou a preocupar, mas aos 15, Luan cruzou e Pedro Rocha chegou atrasado na bola por pouco.

Os dois times jogavam em velocidade e sempre procurando o ataque, especialmente o Grêmio. Aos 21, Rhodolfo tentou em curva, aos 25, Giuliano desviou com perigo e, aos 33, fez 1 a 0: Douglas, que voltou ao time, fez boa jogada pela direita, cruzou rasteiro e Giuliano bateu de primeira, no canto esquerdo.

O Grêmio voltou do intervalo com Mamute em lugar de Giuliano, que sentiu lesão muscular, esteve perto de ampliar com Pedro Rocha aos dois, mas acabou surpreendido aos seis: Hernani bateu falta com categoria, no canto direito, e empatou.

A partir daí, o Grêmio viveu seu único período de perturbação em toda a partida.

O Atlético percebeu, adiantou a marcação, ganhou o acréscimo do meia Felipe, que entrou no lugar de Douglas Coutinho, e passou a atacar. Só não marcou aos 18 minutos porque Tiago fez uma defesa excepcional. Foi um contra-ataque em grande velocidade: Walter lançou, Hernani tocou de cabeça e Felipe, pelo meio, acertou em cheio. A bola entraria no ângulo, mas Tiago desviou a escanteio.

Aos 12, Wéverton fez grande defesa, em desvio de cabeça de Pedro Rocha, mas aos 20, novamente o Atlético ameaçou, com Nikão, mas já ai o Grêmio se recuperava, já com Braian Rodriguez em lugar do cansado Douglas – que saiu aplaudido de campo. O gol dos três pontos e do salto na tabela veio aos 25 minutos: Galhardo bateu falta para a área, a zaga desviou e Rhodolfo completou, garantindo a vitória.

Aos 31, em outra falta de Galhardo, Wéverton voltou a fazer boa defesa. O Atlético tentou, especialmente com troca rápida de passes, mas o Grêmio estava bem mais tranquilo com a vantagem de 2 a 1.

O Grêmio volta a campo na próxima rodada para enfrentar o Palmeiras, outra vez na Arena, já com chances de disputar uma vaga entre os quatro.


Leia também